Huambo – A primeira edição do Raid Okavango, a decorrer a partir desta sexta-feira, conta com a participação de 120 turistas, entre angolanos, portugueses, namibianos, espanhóis, alemães e são-tomenses.
Em declarações à Imprensa, o presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional para Gestão da Região Angolana do Okavango (ANAGERO), Rui Lisboa, informou que o percurso vai desde a nascente do rio Cubango, no município da Tchicala Tcholohanga, passando por uma paisagem natural na província do Bié, para contemplar a nascente do rio Kwanza, até ao município do Rivungo (Cuando Cubango ), “Bico de Angola”.
Afirmou que, em seis dias, os turistas vão experimentar uma desafiante, mas prazerosa aventura, que permitirá desfrutar todas as belezas naturais e históricas da região, passear de barco nos rios Cubango, Cuito e Cuando, de formas a observar a fauna e flora no principal santuário da vida selvagem, onde despontam espécies emblemáticas da fauna angolana, desde elefantes, búfalos, palancas e outras espécies.
Realçou que os participantes terão oportunidade de constatar que o principal potencial turístico de Angola é representado pela região do Okavango, para além dos momentos culturais e da hospitalidade, bem como da interacção de todos os turistas durante o evento.
Turistas ávidos de aventura
A participante Alda Jesus, representante da Toyota, única mulher que vai ao volante, disse que a expectativa é muito grande, por tratar-se da única província de Angola que lhe faltava conhecer, considerando um ponto turístico muito importante.
A iniciativa, no seu entender, pode ajudar a impulsionar o turismo, na medida em que dá a conhecer aos demais cidadãos os locais de muita beleza e importância natural para o país e que desperta a curiosidade de qualquer turista, o que vai trazer mais pessoas à região.
Sobre as dificuldades de terreno, disse ter noção, mas que está pronta para todo desafio, tendo acrescentado que o espírito de aventura e de muita responsabilidade deverá ser a tônica dominante durante o percurso.
A sua maior curiosidade, segundo confidenciou, é atravessar o rio Cubango e ter a oportunidade de observar ao vivo os animais de grande porte.
Por seu turno, o turista Paulo Diogo “Cota passarinho” , vice-presidente do Club Toyota Land Cruiser de Angola, disse estar presente com toda a sua força para participar e levar o evento à bom porto.
Enalteceu a iniciativa, da qual espera por bons resultados do ponto de vista de exposição das potencialidades turísticas existentes, tendo admitido que não conhece bem o trajecto, mas está preparado para registar e vencer todos os desafios.
Na sua opinião, a actividade marca uma publicidade siginificativa e que vai além fronteiras, pois dará a conhecer ao mundo locais muito apreciados e procurados, tendo em conta o padrão de ambiente totalmente virgem que a região ostenta.
Já o turista Hélio Mota, que também experimenta o trajecto pela primeira vez, afirmou que a actividade vai permitir que o mundo conheça o potencial de Angola, sendo um “verdadeiro hino” ao turismo.
Por isso, convidou aos demais turistas a explorarem mais o interior do país, para tirar o melhor proveito de todas as potencialidades existentes, atrair investimentos e contribuir para a empregabilidade juvenil e diversificação da economia. MSM/FF/PLB