Caála – Pelo menos 50 cidadãos nacionais e estrangeiros afluem todos os dias aos 25 pontos de atracção turística do município da Caála, província do Huambo, em que se destaca a Capela da Nossa Senhora do Monte.
O chefe da secção cultural da Administração Municipal da Caála, Janeiro Jorge, disse este sábado à ANGOP que em comparação com os primeiros três meses de 2022, registou-se, em média diária, um aumento de 10 visitantes.
Afirmou que para além da Capela da Nossa Senhora do Monte, conhecida ainda como “Miradouro da Caála”, os turistas têm, igualmente, como preferência as pedras Kawe e Ganda Cascatas dos rios Põe e Calai, a Albufeira e a Torre do sector do Gove, com acessos em condições aceitáveis.
Lembrou que dos 25 pontos de atracção turística, distribuídos pelas comunas da Calenga, Catata, Cuima e a Sede municipal, apenas cinco têm acesso em boas condições.
Janeiro Jorge informou que o município da Caála precisa, com urgência, de melhorar os acessos e, pelo menos, recrutar e formar 200 guias turísticos, com o objectivo de facilitar a atracção de turistas e de investimento capazes de ajudar as autoridades na arrecadação de receitas em prol do desenvolvimento socioeconómico.
Anunciou, para breve, a realização de uma maratona musical em alusão aos 21 anos da Paz e da Reconciliação Nacional, assinados no dia 04 do corrente mês, na perspectiva de promover as potencialidades culturais e turísticas do município da Caála. LT/ALH