Benguela – O operador turístico Jorge Nunes considerou, nesta sexta-feira, a participação do país na 34ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, uma oportunidade para despertar o interesse de mais turistas estrangeiros em visitar Angola.
A decorrer desde quarta-feira, 28, a 3 de Março, no recinto da FIL – Feira Internacional de Lisboa, a Bolsa de Turismo de Lisboa conta com 450 expositores e 85 destinos internacionais, e espera superar os 63 mil visitantes do ano passado.
Em entrevista à ANGOP, via WhatsApp, a partir da capital portuguesa, Jorge Nunes, responsável da plataforma digital Hotéis Angola, destacou que o país marca presença na BTL com um stand sob tutela do INFOTUR (Instituto de Fomento do Turismo), que junta diversos operadores turísticos nacionais.
Adiantou que os vários operadores, entre os quais a plataforma Hotéis Angola, estão a divulgar o melhor do turismo nacional, no intuito de atrairem mais turistas estrangeiros a visitar o país e conhecer os seus atractivos.
“O que se pretende, efectivamente, é mostrar uma Angola mais acessível aos turistas, pois já não precisam de vistos”, elucidou Jorge Nunes, numa clara alusão à medida do Governo de isentar vistos de turismo a cidadãos de 98 países para entrar em Angola.
Com isso, apontou, a expectativa é a de abrir as portas do país que merece ser visitado, uma vez que tem muito potencial turístico para estar na rota dos turistas de várias nacionalidades.
Ponto alto
Por outro lado, destacou como momento alto do primeiro dia da Bolsa de Turismo de Lisboa a visita do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, ao stand de Angola, onde foi recebido pela embaixadora Maria de Jesus Ferreira.
“Todos os operadores tiveram a possibilidade de contacto com o Presidente Marcelo de Sousa e o mesmo teve oportunidade de provar alguns quitutes da terra e também ser agraciado com algumas ofertas”, enfatizou.
Além disso, também ressaltou que vários profissionais do sector presentes no evento visitaram o stand de Angola, que continua a atrair muitas atenções dos participantes.
Segundo Jorge Nunes, nesta sexta-feira, a BTL abre efectivamente ao público e espera-se por uma grande procura pelo mercado angolano no stand de Angola.
A 34ª edição da BTL tem como país convidado Cabo Verde, que marca presença de destaque, como destino internacional, sendo que o Brasil é, novamente, o país com a maior área de exposição na feira.
Outros destinos marcam presença como a Guatemala, Venezuela, Uruguai, Vietname, Jordânia ou Albânia, através dos sectores nacionais do turismo ou de operadores turísticos.
Das novidades da BTL destaca-se o turismo religioso, com 14 promotores presentes, e actividades ao longo dos cinco dias da feira. JH/CRB