Moçâmedes - O ministro do Turismo, Márcio Daniel, manteve esta quinta-feira, em Moçâmedes, um encontro de auscultação com operadores do sector no Namibe, visando o desenvolvimento da actividade turística na província.
O governante elucidou os presentes sobre a necessidade de se promover o turismo, tendo considerado ser tarefa do Governo identificar as barreiras económicas e removê-las, o máximo possível, em prol do exercício da actividade.
“O Estado não existe para competir com os operadores privados. Estamos aqui para transmitir com que linhas podem contribuir para o desenvolvimento do turismo em Angola”, disse.
Segundo o ministro, esta classe tem estado a ajudar o Governo a impulsionar o turismo na região.
Os operadores apresentaram várias inquietações, defendendo o melhoramento das vias de acesso, no abastecimento de água, fornecimento de energia eléctrica, bem como das infra-estruturas hoteleiras.
Solicitaram igualmente a revisão dos preços do bilhete de passagem da transportadora aérea nacional TAAG, a abertura do troço ferroviário Namibe/Lubango, a certificação de guias turísticos, a formação dos agentes hoteleiros e acesso a créditos bancários.
O ministro Márcio Daniel efectua, desde terça-feira, uma visita de seis dias ao Namibe, durante a qual procura constatar o estado do sector na província, identificar e seleccionar principais activos que servem de “chamariz” do turismo.
A sua delegação esteve hoje na Baia dos Tigres, no município do Tômbwa. FA/VC