Luena – Cada um dos nove municípios da província do Moxico conta com guias turísticos para facilitar as “expedições turísticas” promovidas por excursionistas nacionais e estrangeiros, informou hoje, no Luena, o presidente da Associação “Club Together We Can”, Alegria Chilamiquiza.
Ao falar no quadro das comemorações do Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro), disse que os 53 guias estão preparados para “conduzir”, contribuir, restaurar e dinamizar os pólos de desenvolvimentos turísticos locais.
Recordou que o sector turístico assume um papel importante nesta fase do país, virada a diversificação económica, para desenvolver as regiões.
A entrada em cena dos guias do Moxico ficou marcada com a recepção dos turistas de diversas nacionalidades que escalaram Angola, por vida do CFB, há dois meses, provenientes da Tanzânia e Botswana, em comboios de luxo.
Vias de acesso “travam” turismo no Moxico
A degradação das vias de acesso foram apontadas, pela chefe de departamento de Hotelaria e Turismo, Percid Adelaide Cacoma, como a principal dificuldade para o crescimento do turismo na província do Moxico.
Em declarações à ANGOP, a responsável disse que a província possui uma vasta gama de atractivos turísticos espalhados pelas zonas mais recônditas da província, onde os turistas, as famílias e não só, desenvolveriam o turismo de lazer, religioso, desportivo e muito outros.
Reconheceu que, em termos de dificuldades, a província prevê ainda melhorar os problemas relacionados com os poucos serviços de restauração existentes, bem como a na prestação de serviços aos turistas que escalam a província.
Percid Cacoma informou que em termos de alojamento, o Moxico conta com uma capacidade de duas mil e 300 camas distribuídas em seis hotéis, dois residenciais, 18 pensões e 12 hospedarias disponíveis, favoráveis para acolher os turistas.
Com 223.023 km2 de extensão, o Moxico é uma província riquíssima em recursos hídricos que oferecem inúmeras paisagens, possui 94 monumentos e sítios, destacando os hotéis, parque nacional da Cameia, Lago Dilolo, lagoa azul de Sacassange, quedas de Tchafinda, Luanguinga e outros produtos turísticos.