Luanda – Aspectos relacionados à exploração turística ferroviária no interior do país, através dos principais ramais, dominaram, esta segunda-feira, a audiência concedida pelo ministro da Hotelaria e Turismo, Márcio Daniel, ao proprietário do comboio turístico sul-africano “Rovos Rail”, Rohan Rovos.
Falando à imprensa, após o encontro, o governante angolano disse ter abordado, entre outros, o grande potencial turístico que existe por se explorar na linha férrea do território nacional, tendo realçado a qualidade da infra-estrutura ferroviária reconhecida internacionalmente.
De acordo com o ministro, urge a necessidade de um maior aproveitamento do caminho-de-ferro, que, no seu entender, não passa apenas pela perspectiva económica, comercial, mas também pela exploração turística, que deve ser feita através dos principais especialistas de nível mundial.
Desde 2019, adiantou, o país tem uma linha internacional que está ser explorada pelo comboio “Rovos Rail”, a qual leva a vários países do continente africano.
Apontou como próximo desafio a ser apresentado a esta empresa, além das viagens internacionais, a introdução de passeios turísticos no interior do país, o que poderá despertar o interesse dos turistas, tendo em conta a certificação internacional dos aeroportos da Catumbela, na província de Benguela, e da Mukanka, na Huíla.
Márcio Daniel deu a conhecer que se está a interagir também com empresários nacionais, no sentido de desafiá-los a implementarem, na modalidade público-privada, passeios turísticos ferroviários.
Quanto à actividade turística do comboio Rovos Rail, disse ser consolidada, mas é necessário fazer-se mais, uma vez que a infra-estrutura tem qualidade para ser melhor explorada.
Por sua vez, Rohan Rovos afirmou encarar o desafio de apostar no turismo ferroviário no corredor Lobito com expectativa, visto que a região vai ganhar um aeroporto internacional, que vai ajudar na rentabilidade do seu negócio.
Sublinhou a qualidade do caminho de ferro do país e apontou para Julho próximo o regresso da sua locomotiva ao território nacional.
Rovos Rail é uma companhia privada que opera no ramo dos transportes ferroviários, com sede na histórica estação "Capital Park”, em Pretória (África do Sul), cujo comboio luxuoso esteve em Angola, em Julho último, pela quarta vez, proveniente da Tanzânia.
A sua primeira estada no país foi 2019. LDN/VC