Lubango - Mais de mil e 500 turistas visitaram o Lubango, província da Huíla, nos últimos 30 dias, 75 por cento dos quais são cidadãos estrangeiros, que pela primeira vez estiveram na “Cidade do Cristo Rei”, divulgou hoje, quinta-feira, o Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude Desportos.
Segundo o seu director, Osvaldo Lunda, esses números, que tendem a aumentar, geram receitas aos prestadores de serviços, que apostam, também, na contratação de mão-de-obra para responder à demanda.
Justificou a tendência de aumento, com os eventos internacionais e nacionais que o Lubango acolheu, como a reunião de ministros do emprego e trabalho da SADC e a de peritos contra o branqueamento de capitais da região austral e oriental de África.
“Os números tendem a aumentar, a julgar pelos eventos nacionais e internacionais ao mais alto nível que Lubango ainda tem para albergar ao longo do ano”, ressaltou Osvaldo Lunda.
Nesse período, as unidades hoteleiras do Lubango estiveram com uma média de ocupação acima dos 90% das reservas para alojamento. A média mensal habitual de visitas de turistas à Huíla fixa-se em perto de 250.
A nível da província existem 12 hotéis, dois resorts, 13 aldeamentos turísticos, 20 pensões, 84 hospedarias, 374 restaurantes e 1146 similares. MS