Lubango – Uma pesquisa da plataforma www.hoteisangola.com indica que o mês de Agosto foi o melhor em termos de alojamento em Angola e o Lubango, capital da Huíla, o município mais procurado por turistas, atraídos pelas Festas de Nossa Senhora do Monte.
Os dados apresentados mostram que Angola está a crescer, no que diz respeito à procura turística e pesquisa, cujos números assentam exclusivamente na busca feita na plataforma, um trabalho constante de promoção realizado pela equipa do hoteisangola.com, cujo foco é divulgar os parceiros da página, indica a pesquisa.
Na lista, a seguir ao Lubango está o Huambo e, sequencialmente, Benguela, Lobito e Malanje, sendo que este último é um dos municípios onde a plataforma não dispõe de parceiros, pelo que os clientes são recomendados a unidades hoteleiras de municípios vizinhos.
De entre as 10 unidades hoteleiras mais procuradas na página, a Huíla aparece com três, nomeadamente o Pululukua Resort, Hotel Serra da Chela e o Kimbo do Soba, seguindo-se Benguela com duas, o Aparthotel Mil Cidades e CV Lodge.
A maior parte dos turistas é nacional com 84,26%, segundo a promotora, seguindo-se portugueses (5,93%), brasileiros com (1,63%), sul-africanos (0,92%), britânicos (0,82%), americanos (0,65%), namibianos (0,59%), franceses (0,57%), espanhóis (0,47%) e moçambicanos com 0,37%
Quanto às reservas por províncias, Benguela aparece no topo com 29%, a Huíla vem a seguir com 17 e Huambo completa os três primeiros lugares com 16.3%. O Uíge está na última posição com 0.0%.
A pesquisa revela que as províncias e municípios com maior número de parcerias e maior divulgação são as mais procuradas no que diz respeito à movimentação turística no território nacional.
Assinala ainda que os eventos da cidade do Lubango são “extremamente” importantes para a procura e movimentação turística, apontando como dificuldades, no geral, a questão da comunicação (locais com muitos problemas de internet), na mobilização ou interligação entre operadores e a fraca formação/conhecimento da estrutura do sector.
Ainda assim, há a capacidade de mostrar ao público local a importância do sector no desenvolvimento local, apostando continuamente na formação dos quadros, criar mais informação digital sobre o potencial turístico das regiões, mobilizar e incentivar os visitantes para partilha de imagens e experiências nas redes sociais e fazer sentir nas operadoras a necessidade de se levar a internet aos vários cantos de Angola.
Estes resultados foram apurados de um total de 80 mil 896 visitas únicas ao portal compreendidas entre um a 31 de Agosto último, originando uma média diária de 2 mil 610. MS