Lubango - O município do Lubango, capital da Huíla, acolhe nesta sexta-feira, 27, o acto central do Dia Mundial do Turismo, numa das unidades da cidade, com a apresentação das potencialidades turísticas da província, bem como do site da região turística sul.
O município que tem recebido uma variedade nata de turistas nacionais e internacionais, foi recentemente eleito o melhor do país, n Fórum de Municípios e Cidades de Angola, decorrido em Malanje.
O evento contará com a presença do ministro do Turismo, Márcio de Jesus Daniel, membros do Governo da Huíla e convidados, que presenciarão uma feira de artesanato, segundo o programa de actividades alusivas à efeméride do ministério de tutela.
O programa reserva para o mesmo dia a pré-abertura do Hotel Yona, no Lubango, e um desfile de panos da Samakaka, tecido típico da região.
Para sábado, 27, o dia reserva para uma visita ao município dos Gambos, província da Huíla, concretamente ao marco de Amizade Angola-Cuba, ao Bunker dos ex-militares, assim como a embala do rei dos Gambos.
As actividades alusivas a data iniciaram hoje, quarta-feira, com a cerimónia de reclassificação do Hotel Diamante em Luanda. Segue para Cabinda no dia 26 com uma visita à escola do Instituto de Fomento Turístico (INFORTUR), e inauguração do Hotel Complexos Apolónia.
O Dia Mundial do Turismo é celebrado a 27 de Setembro desde 1980. A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em comemoração ao aniversário de uma década do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, e tem como finalidade ressaltar a importância económica, social e cultural dessa actividade no mundo.
O turismo é uma das principais fontes de receitas de qualquer país, quando é bem explorado, contribuindo para o desenvolvimento económico e a geração de empregos. É ainda um sector importante para a conservação de espaços e monumentos históricos.
As comemorações do Dia Mundial do Turismo para 2024 decorrem sob o o lema "Turismo e Paz”. EM/MS