Saurimo – O governador da província da Lunda-Sul, Daniel Neto, reiterou quarta-feira, em Saurimo, a necessidade de uma maior aposta no turismo para a dinamização da economia local.
O governador, que falava durante a 5ª reunião ordinária do Governo local, assegurou a criação de programas para o sector do turismo, para que a actividade passa a ser uma realidade na Lunda-Sul, visto que a região oferece condições.
Sublinhou que esta actividade impulsiona a geração de receitas em moeda estrangeira, bem como apoia na arrecadação de impostos e a criação de emprego.
"O sector da hotelaria ainda carece de muitos investimentos, o que tem sido um dos grandes constrangimentos para o desenvolvimento na província, que recebe diariamente muitos turistas nacionais e estrangeiros para conhecer uma das maiores minas de diamante, explorada a céu aberto em África", salientou.
O governador falou, por outro lado, do programa de melhoramento das aldeias, o realçando que as mesmas tem vindo a registar melhorias, visto que muitas famílias carenciadas vivem em melhores condições.
Explicou que, para o sucesso do projecto as administrações municipais têm distribuído às aldeias chapas de zinco, barrotes, pregos, martelos, serrotes, formas para construção de adobes, pás, enxadas, entre outros, bem como meios rolantes para o transporte dos “adobes” em zonas longínquas.
O projecto inserido no programa de melhoria das condições sociais nas aldeias tem como objectivo melhorar o modo de habitabilidade das populações, até ao período de 2027, a fim de tornar as mesmas mais atractivas.
Fez saber que as aldeias vão contar com arruamentos, sistemas de abastecimentos de água, energia eléctrica, escolas e outros serviços.
Durante a reunião foram analisados temas como as potencialidades turísticas da província e feito o balanço da primeira fase do programa de melhoramento das aldeias. QB/JW/ASS