Sumbe – Quarenta técnicos das administrações municipais e guias de turismo no Cuanza Sul estão, desde quinta-feira, a receber instruções sobre descentralização da gestão turística, estrutura de oferta e fluxo de visitantes.
A formação, com duração de dois dias, é uma iniciativa da Direcção Nacional do Desenvolvimento Turístico que visa dotar os participantes de instrumentos de gestão municipal.
De acordo com a agenda do seminário, consta temas como a contextualização e a formação de gestores turísticos, o município como destino turístico, a descentralização da gestão, recursos naturais, culturais entre outros.
Na abertura do certame, o director Nacional do Desenvolvimento Turístico, Dinis Quicassa, disse que os locais turísticos jogam um papel muito importante no desenvolvimento do país
Por esta razão, continuou, está-se a formar os técnicos das administrações municipais e dotá-los de capacidade de investigar e conhecerem melhor as potencialidades turísticas da província.
“ É importante dinamizar o turismo e ter noções sobre inventários e cadastro do turismo, planeamento, gestão e transformar os recursos em produto turístico para que possam ser atractivos e receberem visitantes", acrescentou.
Da agenda de trabalhos, consta uma visita às cachoeiras do Binga e da Rural Tour.
O Cuanza Sul tem cadastrado mais de 180 pontos turísticos, com maior destaque para as quedas das cachoeiras do Binga, as Águas quentes da Tocota e as piscinas municipais da Conda, gruta da Sassa no Sumbe e a Garganta do Quicombo. Cij/Lc/AC