Luena- Cerca de 100 turistas das províncias do Moxico, Bié, Huambo e Benguela, poderão se juntar numa viagem turística denominada “excursão da Dipanda” ao longo do Corredor do Lobito, com vista à celebração dos 49 anos da Independência Nacional.
A aludida excursão, a ser realizada de comboio do Caminho de Ferro de Benguela, entre os dias 20 a 25 de Novembro, terá como ponto de partida o município fronteiriço do Luau (Moxico) com destino à cidade do Lobito (Benguela), e vice-versa, de acordo com dados da organização que a ANGOP teve acesso.
Em uma nota, a Admiral, empresa organizador do evento, com sede na cidade do Luena, descreve que a “excursão da dipanda” visa entre vários objectivos, explorar as potencialidades histórico-culturais e naturais ao Longo do Corredor do Lobito, associada aos 49 anos da Independência Nacional.
Com um itinerário com mais de mil 200 quilómetros de linha, entre as cidades do Luau, Luena, Cuito, Huambo, Caála, Benguela e Lobito, o evento perspectiva juntar empresários, historiadores, turistas nacionais e internacionais.
A música, o humor, cinema e o Karaokê serão alguns dos atrativos da excursão.
O Corredor do Lobito possui várias atrações turísticas naturais e monumentais, a exemplo do Morro do Moco (ponto mais alto do país) , as quedas do Kuemba Parque Nacional da Cameia, Monumento à Paz, além da diversidade dos costumes culturais e lindas praias da cidade costeira Lobito.
Este corredor tem sido explorado por vários turistas nacionais e internacionais, sendo que a última excursão foi realizada por turistas transportados pelo luxuoso comboio sul-africano “Rovos Rail”, proveniente de Dar es Salaam, na Tanzânia, com mais de 40 pessoas a bordo. TC/YD