Lubango – Mais de 50 excursionistas angolanos, estrangeiros, famílias, académicos e profissionais de diversos sectores participaram, no fim-de-semana “prolongado”, de uma excursão turística e académica, designada “redescobrindo os encantos de Angola”.
O evento foi promovido pela empresa Criar Sabendo, com o objectivo de visitar os encantos na província da Huíla e conhecer os principais pontos de atracção turística local e fomentar o turismo académico.
O director municipal da Cultura e Turismo da Humpata, localidade onde se incidiram os maiores pontos visitados, Austino Muampatchi, fez saber que a actividade foi por ocasião das comemorações do 04 de Abril, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, tendo os turistas explorado e conhecidos pontos já afamados e outros que precisam de emancipação.
Do programa iniciado no dia quatro, inscreveu, conforme a fonte, uma “sentada à volta da fogueira” no Miradouro da Serra da Leba, encontro académico que teve como objectivo aprofundar conhecimentos sobre a história e a cultura Nyaneka, onde que abordou-se as línguas de origem Bantu, como factor de unidade nacional.
Uma nota do promotor faz saber que os excursionistas visitaram o Roteiro Turístico Urbano na parte velha da cidade do Lubango, bem como alguns emblemáticos locais como o Complexo Turístico e Desportivo de Nossa Senhora do Monte, o Museu Regional da Huíla, o Cristo Rei, Fábrica de Cerveja N´gola, entre outros.
O Projecto “Redescobrindo os encantos de Angola” foi lançado em 2022, na província do Huambo, mais precisamente na Aldeia Camela Amões, tendo já passado igualmente pelas províncias de Benguela e Malanje.
A Criar Sabendo é uma empresa de direito angolano constituída por jovens com experiência profissional focada em soluções inovadoras. MS