Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Chilenos capacitam angolanos para impulsionar turismo de aventura

     Turismo              
  • Huíla • Terça, 27 Agosto de 2024 | 08h39
Escalador nas escarpas da Serra da Leba
Escalador nas escarpas da Serra da Leba
Amélia Oliveira - ANGOP

Lubango – Trinta jovens da província do Cuanza Sul receberam formação da prática de rapel, nos últimos três meses, uma promoção da organização chilena “Climbing for a Reason”, em parceria com a Climb Angola, com vista a explorar a modalidade e impulsionar o turismo de aventura nas suas localidades.

A "Climbing for a Reason" é uma organização sem fins lucrativos co-fundada por Luis Birkner e Mateo Barrenengoa, para levar a arte de escalar às comunidades carentes em todo o mundo. A iniciativa envolve o ensino da modalidade, a construção de paredes de escalada, a tomada de algumas falésias, oficinas de nós e a doação de equipamentos.

Durante o evento, na Huíla, esses formadores capacitaram agentes da Polícia Nacional, bombeiros e técnicos do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA), em acções de salvamento e resgate em situações de acidentes em penhascos.

A ideia é que a partir da escalada, permitir que as comunidades pobres tenham a oportunidade de explorar os recursos de sua terra, segundo o co-fundador Luis Birkner, que falava no final do 1º Festival Internacional de Escalada de Angola, realizado no Miradouro da Serra da Leba, na Humpata, província da Huíla e que encerrou no último domingo.

Referiu que no Cuanza Sul desenvolveu-se um projecto de formação de um grupo de 30 crianças e jovens, os primeiros do projecto em Angola, que aprenderam a escalar pedras que estão ao redor da aldeia, para assim, através do turismo terem uma fonte de rendimento, como guias desse turismo de aventura.

Luis Birkner, que esteve com a sua esposa, que também é formadora, por três meses a capacitar crianças e adolescentes daquela província, frisou estar agora a partir para o Chile, mas deixando todas as bases para que os formandos possam continuar a praticar.

Declarou que na comunidade onde estiveram há muitas crianças que passam o dia nas lavras, pelo que trouxeram o conhecimento do rapel, com vista a que os interessados apreendam a modalidade e possam, com tempo, desenvolver a prática para obter rendimento seguro.

Salientou que durante os nove dias trouxeram ao festival seis dos formandos, entre eles uma menina, que aproveitaram a experiência de praticar, em território diferente do seu, e vão agora com mais propriedade para as suas localidades.

Há estudos em curso para se criar o primeiro núcleo de escalada do país, na Huíla, que vai formar pessoas interessadas em aprender e desenvolver a modalidade, uma iniciativa a ser desenvolvida pela Climb Angola em parceria da Associação de Promotores e Operadores de Turismo (HOTOUR).

Durante o Festival Internacional de Escalada de Angola foram realizadas, dentre outras actividades, o slacklining, um workshop de aparafusamento de rochas para sustentação dos cabos de escalada, desenvolvimento de rotas, oficinas de busca e de resgate para a polícia, bombeiros e Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola, assim como música ao vivo, cinema, dança tradicional e exibição do artesanato local.

A prática do rapel consiste em descer um paredão, que pode ser uma rocha ou uma cachoeira, ou um vão livre, com o auxílio de cordas.

O termo rapel apresenta dois sentidos, o mais usado e conhecido se aplica no alpinismo (desporto que envolve a escalada das altas montanhas), no entanto, o rapel se aplica a esta prática e consiste na descida através de uma corda dupla sustentada em um ponto na qual o escalador utiliza para deslizar-se rapidamente.

É uma modalidade praticada, na maioria das vezes, em superfícies irregulares ou complexas para uma descida vertical. EM/MS





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+