Dundo - O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) procedeu, esta sexta-feira, no Dundo, província da Lunda-Norte, a entrega formal do dossier do direito de exploração e gestão de um dos edifícios do Hotel IU à ENDIAMA E.P..
No âmbito do Programa de Privatizações (PROPRIV) 2023-2026, o IGAPE, realizou em Maio deste ano, um leilão para privatização na modalidade de Alienação de Activos da Rede de hotéis IU, IKA E BINA no âmbito do Concurso Público n.º 03/24.
As propostas adjudicadas, cujas garantias de pagamento foram prestadas, representam um encaixe financeiro para o Estado, cifrado no valor global 14 mil milhões, 148 milhões e 850 mil Kwanzas.
Na ocasião, o administrador executivo da ENDIAMA E.P., disse que o próximo passo será a manutenção do edifício, uma vez que ficou muito tempo desocupado, para conferir dignidade e conforto aos utentes.
Fez saber que será feito um levantamento para se definir a necessidade da mão-de-obra, e posteriormente abrir-se um concurso para empregar a juventude local.
O outro passo, prosseguiu, será negociar com o IGAPE na mudança do nome do Hotel.
Disse que o Hotel vai minimizar a carência de quartos que a Lunda-Norte tem, e facilitar a realização de grandes eventos do subsector dos diamantes.
Com este hotel, a ENDIAMA passa a contar com dois na Lunda-Norte, com um total de 110 quartos.
A província da Lunda-Norte conta actualmente com seis hotéis , um resort, para além de pensões e hospedarias. HD