Luanda - O desenvolvimento do turismo não depende apenas do sector, cada serviço, sector e cidadão é um potencial agente promotor deste ramo, considerou, esta terça-feira, o Presidente da República, João Lourenço.
Na sua mensagem sobre o estado da nação, terça-feira, na abertura do ano parlamentar, referiu que a diversificação da economia nacional deve passar também pelo sector do turismo com um grande potencial de desenvolvimento.
“Só assim a nossa riqueza cultural, as nossas belezas naturais e o nosso calor hospitaleiro estarão verdadeiramente ao serviço do crescimento económico”, salientou.
Destacou que a abertura recente do Parque Nacional do Iona, na província do Namibe, constitui um marco importante para o desenvolvimento do turismo ecológico no sul do país.
O Chefe de Estado defendeu maior atenção à região do Okavango, com os parques de Mavinga e Luenge-Luiana, considerando o seu potencial e a sua riqueza turística que já desperta a atenção de vários turistas internacionais.
Falou igualmente do início do processo para a institucionalização da península do Mussulo como Área de Interesse e Potencial Turístico, visando o seu ordenamento e atracção de investimento turístico de qualidade.
O Presidente referiu que as acções em curso para a electrificação desta parcela do território nacional vão seguramente criar um ambiente mais propício ao investimento privado na zona, o mesmo que se pode dizer das localidades do Sangano, Cabo Ledo e Muxima, onde os projectos de electrificação decorrem a bom ritmo, esperando-se a sua conclusão em 2025. ASS/VC