Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Investidores estrangeiros confirmam presença no 1º Fórum sobre Okavango

     Turismo              
  • Cuando Cubango • Sexta, 12 Janeiro de 2024 | 11h42
Turistas no Okavango no Cuando Cubango
Turistas no Okavango no Cuando Cubango
Júlio Vilinga-ANGOp

Menongue - Investidores da Namíbia, Zâmbia e Botswana vão participar, de 17 a 22 deste mês, em Menongue, capital do Cuando Cubango, no 1º Fórum para Investidores na Região Angolana do Okavango, com a finalidade de divulgar as oportunidades de negócios existentes, com foco no ecoturismo.

A confirmação foi feita esta quinta-feira à imprensa pelo presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional para a Gestão da Região do Okavango, Rui Lisboa, tendo assegurado estarem criadas as “condições básicas” para a realização do evento, sem avançar o número exacto de potenciais investidores.

Para o efeito, foi criada uma comissão organizadora do fórum, coordenada pelo Ministério da Cultura e Turismo, em colaboração com o governo do Cuando Cubango, anfitrião, para o êxito do evento.

Segundo o PCA, estão confirmadas presenças dos potenciais investidores nacionais, que já despertaram afinco de investir na região angolana do Okavango, bem como da Namíbia, Zâmbia e Botswana, que representam as grandes empresas de ecoturismo em África, no intuito da criação do novo destino turístico.

Rui Lisboa ressaltou que, no fim da realização do fórum, a expectativa é de ver aumentado o interesse de investidores pela Região do Okavango, na parte angolana, e que esse ganho seja reflectido na representação das intenções de investimentos que irão merecer o suporte institucional da ANAGERO e outras instituições, para a materialização dos projectos a serem financiados.

“Estamos numa fase embrionária de atracção de investimentos para a região. Durante o fórum serão assinados seis memorandos de entendimento, com as empresas e instituições que já manifestaram o interesse em investir na região angolana do Okavango”, descreveu o responsável.

Por isso, de acordo com o PCA, se aguarda, com expectativa, a aprovação do novo regulamento de caça, para dar suporte legal ao estabelecimento no domínio do ecoturismo e turismo cinegético.

Por outro lado, Rui Lisboa informou que a ANAGERO está a trabalhar com o Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação e os governos provinciais da Região Angolana do Okavango, para que sejam delimitadas as áreas de interesse turístico a atribuir aos investidores, através de um plano de ordenamento turístico para a referida região.

Na ocasião, ressaltou que Angola representa o “Berço do Okavango-Zambeze”, por albergar as principais nascentes dos grandes rios que alimentam as grandes bacias hidrográficas da Região Austral da África, constituindo-se (Angola), assim, o “segredo bem guardado” em termos da vida selvagem em África.

Descreveu ainda que Angola é a parte do Okavango que pouco conhecida, daí o interesse dos turísticas de alto-rendimento em descobrirem e desfrutarem dos grandes atractivos naturais, culturais e turísticos daquela região, onde fazem parte as províncias do Bié, Cunene, Moxico, Huíla e Huambo, a par do Cuando Cubango.

O projecto, que nasce na Bacia Okavango-Zambeze, liga Angola aos países vizinhos Botswana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwé.

Consta do programa painéis sobre visão institucional para atracção de investimentos (com um vídeo ilustrativo), apresentação das potencialidades e oportunidades de negócio na Região do Okavango e sobre o desenvolvimento do turismo no contexto regional.

Depois da abertura do fórum, em Menongue, haverá a divisão das delegações por equipas para visitas aos municípios do Cuangar, Calai, Dirico e Rivungo, com áreas de interesse turístico. ALK/FF/PLB  





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+