Lubango - O mapa e roteiro turístico do Lubango, com dados históricos, geo-climáticos e arquitectónicos, para facilitar a orientação de transeuntes e turistas, já está concluído e poderá ser lançado oficialmente em Setembro próximo.
O projecto é desenvolvido pela agência de viagem e animação turística Tac Tour e tem parcerias directas com as três administrações municipais que englobam o projecto, nomeadamente o Lubango, Chibia e Humpata, sendo que para essa 1ª fase, o documento vai ser lançado apenas com dados do primeiro, em função do investimento que fez.
Depois de 18 meses, o Lubango já tem o seu mapa turístico inserido num roteiro, tornando-se assim a segunda cidade a ter a iniciativa, depois de Luanda, que tem o seu desde Setembro de 2022.
Em declarações à ANGOP hoje, quarta-feira, nesta cidade, o responsável da agência, Carlos Bumba, justificou que a iniciativa sai nessa fase apenas com o Lubango, por ser a administração que investiu fundos monetários que aceleraram a conclusão dos trabalhos e o lançamento está previsto para 17 de Setembro.
Detalhou que nesta primeira fase, o roteiro turístico do Lubango contém dados da Missão Católica e cascatas da Huíla, os Barracões, a zona do Luyovo, onde está o Memorial dos Combatentes da Namíbia, a Fenda da Tundavala, o centro histórico do Lubango, entre outras informações.
Mais do que um apoio institucional, disse a fonte, a Administração do Lubango fez uma intervenção financeira para a conclusão do projecto, desde o trabalho de designer gráfico e a impressão, que permitiram ter o roteiro pronto.
“Na altura tínhamos gasto 12 milhões de kwanzas da Tac Tour, gastos em estudos nos três municípios, e agora estamos com 16 milhões de kwanzas, sendo os últimos quatro milhões de kwanzas foram investidos pela AML para a conclusão da sua municipalidade”, reforçou.
Nesta 1ª fase, segundo a fonte, vão fazer uma tiragem de cem exemplares físicos para o lançamento oficial e o digital vai estar disponível num portal Web em formato PDF, ao passo que numa 2ª fase do documento já vai ser comercial, onde vão entrar hotéis e restaurantes que manifestaram interesse.
Carlos Bumba ressaltou que o mapa e roteiro turístico, em formato físico, vai poder estar disponível nos aeroportos, agências de viagem, supermercados, entre outros locais estratégicos, para todos os interessados em visitar a cidade.
O projecto conta ainda com o apoio institucional do Governo da Huíla, através do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da província, assim como dos serviços provinciais dos institutos Nacional de Ordenamento do Território e Habitação (INOTU) e do Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA).
A Tac Tour é uma agência angolana de promoção e animação turística, de consultoria, concepção, execução e fornecimento de roteiros/itinerários turísticos no país. Existe desde 2020 e tem a sua sede em Luanda, com representações nas províncias da Huíla, do Namibe e de Benguela.
O objectivo da agência é promover o turismo interno, desde viver e sentir Angola pelo potencial turístico, criar e forjar a cultura turística, assim como conhecer, preservar, valorizar e divulgar o património natural e cultural, através do contacto com os itinerários turísticos. EM/MS