Lubango – Promotores brasileiros, que representam 900 operadores do turismo e agências de viagens, estão a constatar as potencialidades da Huíla, no âmbito da primeira edição do programa Fam-Trip Angola/Brasil, que tem o suporte da companhia área angolana, a TAAG.
O Fam-Trip é um projecto de excursão, imersão e viagem de familiarização, que visa reforçar o posicionamento de Angola nos mercados nacional e estrangeiro, como um destino promissor para o turismo e para possíveis investimentos.
Organizada em parceria com a operadora nacional Secret Angola, tem ainda como foco promover o turismo do país e dar a conhecer aos operadores turísticos e à mídia especializada do Brasil as oportunidades de investimentos no sector.
Em declarações à ANGOP, nesta segunda-feira, dia em que começou a visita, a assessora de imprensa da TAAG, Regina Ngunza, sublinhou que na Huíla já foram visitados a Fenda da Tundavala, o mercado municipal do Lubango, Pululukwa e o Cristo Rei.
Considerou pertinente promover o turismo, por constituir um caminho para mostrar as potencialidades do país e atrair novos visitantes.
Nessa primeira edição, disse a entrevistada, a intenção é “abrir portas” para a realização de eventos dessa natureza, com operadores de diferentes países.
O representante do grupo de brasileiros, Eduardo Barbosa, afirmou que a Huíla dispõe de locais turísticos e sítios históricos “bastante atractivos”, e que estão disponíveis a ajudar a fomentar o turismo, bem como captar investimentos a todos níveis.
O objectivo desta imersão pelo país, disse o agente, é promover o turismo em Angola, através da publicitação das potencialidades turísticas e o rico património natural, histórico e cultural, em que o Brasil também se revê.
Nesta terça-feira, os seis empresários, após o encontro com o governador da Huíla, Nuno Mahapi, visitam o Museu Regional da Huíla, uma tribo muila, a Cascata da Huíla, Alto Bimbe e o Miradouro da Serra da Leba, partindo depois ao Namibe. JT/MS