Lubango – A cidade do Lubango, capital da província da Huíla, acolhe, a partir desta quinta-feira, a sétima edição da Bolsa Internacional de Turismo (BITUR), uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com a Eventos Arena.
A abertura será feita pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.
Divulgar o potencial turístico do país, expor os serviços de empresas e demais actores que, directa ou indirectamente, intervêm na cadeia do turismo, é objectivo da bolsa, que teve as seis edições anteriores acolhidas por Luanda, capital do país.
A área de exposição preenche um espaço de mais de sete mil metros quadrados, num dos hohtéis do Lubango, onde estarão 100 pavilhões com participantes de Angola, África do Sul, Moçambique, Zâmbia, Zimbabwe, Cabo Verde, Brasil, Portugal e Espanha.
O evento, com o lema “O Turismo como factor de determinação para a diversificação da economia em Angola”, é também designado Bitur Okavango 2024.
O papel do Estado na dinamização do turismo e das instituições financeiras para o apoio de projectos turísticos são alguns dos temas a abordar no certame, que vai testemunhar igualmente o lançamento da Rota Turística de Malanje e a assinatura de um memorando de entendimento no domínio da formação técnico-profissional entre o INFOTUR e INEFOP.
A Huíla, com uma extensão de 79 mil e 23 km², é uma das 18 províncias de Angola, e situa-se na região sul do país, sendo a mais rica da porção meridional angolana.
A sua capital, Lubango, possui perto de um milhão de habitantes, do total de mais de três milhões que habitam a província. MS