Luanda - O representante residente do Banco Africano de Desenvolvimento em Angola, Pietro Toigo, reafirmou, quinta-feira (10), o apoio da instituição à dinamização do sector turístico angolano, com vista a contribuir no processo de diversificação económica em curso no país.
Ao falar no quadro de um encontro com o ministro do Turismo, Márcio Daniel, a fonte reiterou, igualmente, o compromisso de continuar a disponibilizar financiamentos para o sector do turismo e garantir a formulação de programas de intercâmbio e formação que possam contribuir para o fortalecimento desta actividade.
Quanto ao encontro, disse que visou, entre outros aspectos, analisar a adopção de mecanismos de financiamento à indústria ao turismo, com incidência para o apoio ao sector privado, fomento ao empreendedorismo turístico e ao auto-emprego, rumo à criação de um ambiente propício para o crescimento sustentável.
A audiência serviu, igualmente, para apresentar instrumentos para a cooperação, como o Plano Nacional de Fomento ao Turismo (PLANATUR), o Estudo da Cadeia de Valor do Turismo e as Oportunidades de Investimento no sector enquanto ponto de partida que norteará a cooperação entre o Banco Africano de Desenvolvimento e o Ministério da Economia.
Foi também dada a conhecer a estratégia aprovada pelos órgãos do BAD para este ano, referente aos investimentos em infra-estruturas agrícolas, capacitação de jovens e criação de empregos.
A próxima reunião, ainda sem data prevista, visará aprofundar as discussões técnicas e os benefícios práticos e imediatos. ACC/QCB