Luanda – Angola vai participar, a partir de quarta-feira (18), na 42ª Edição da Feira Internacional de Turismo (FITUR), a decorrer até domingo, dia 22, em Madrid, capital do Reino da Espanha.
No certame, o país vai ser representado, entre outras empresas, pela TAAG, que vai aproveitar o evento para promover a recém-inaugurada rota Luanda-Madrid-Luanda, desde Julho de 2022.
Na feira, a TAAG vai também reforçar a notoriedade da companhia no mercado internacional, reunir com parceiros e fornecedores estratégicos, segundo uma nota dessa instituição chegada hoje à ANGOP.
A ocasião servirá, igualmente, para recolher dados sobre a dinâmica do sector da aviação na Europa, sobre as tendências da indústria, bem como para divulgar Angola e os destinos da transportadora aérea junto dos expositores e visitas da FITUR.
Para Madrid, actualmente, a TAAG voa três vezes por semana (às terças, quintas e aos domingos) em aeronaves Boeing 777-300 com capacidade para 289 passageiros: oito em primeira classe, 53 na executiva e 228 na económica.
Desde o início da operação, já transportou mais de 19 500 passageiros e perspectiva, para o presente ano de 2023, elevar os níveis a julgar pelas relações diplomática e empresarial, que unem Angola e Espanha.
Para além de voos directos, a Transportadora Aérea de Angola tem um acordo de parceria (codeshare e interline), com a companhia espanhola de bandeira - a IBÉRIA, assinada em Maio de 2022, entre a TAAG e a IBERIA.
À luz desse acordo, os passageiros das duas firmas usufruem de um bilhete único, adquirido na moeda local, válido para o itinerário de ambas companhias aéreas e acesso aos destinos TAAG/IBERIA combinados.
Assim, os "passageiros IBERIA" com escala ou partida em Madrid passam a ter Luanda como a porta de entrada para o continente africano e a usarem, posteriormente, a TAAG para outros destinos em África e América.
Essa edição da FITUR é dedicada aos profissionais de turismo a nível global e reserva encontros de negócios com agendas destinadas a identificar necessidades, oferecer soluções e gerar acordos entre empresas e empresários.
A Feira Internacional de Turismo de Madrid tem programada também um fórum exclusivo para promover marcas, novos produtos, as últimas tendências do turismo, bem como fomentar contactos e dar a conhecer novas ideias.
A organização do certame prevê a participação de 107 países, sete mil empresas, sendo que 70 nações vão estar representadas oficialmente, enquanto outras por firmas ou destinos turísticos.
A FITUR é uma iniciativa conjunta da IFEMA Madrid e da Organização Mundial do Turismo (OMT), tendo Angola se tornado num "participante residente", há mais de dez anos, sob coordenação do Instituto Nacional de Fomento Turístico (INFOTUR).