Benguela – O potencial do agroturismo no município do Cubal, ainda pouco explorado, despertou a curiosidade do grupo de aventureiros “Os Resistentes”, que, neste fim-de-semana, visitaram a região em caravana de jipes todo-o-terreno, apurou a ANGOP.
Uma alternativa para fugir das opções turísticas tradicionais e explorar novas experiências, o agroturismo tem-se destacado como uma modalidade de turismo que combina actividades agrícolas com o turismo em áreas rurais.
Assim, a Fazenda Utalala, que combina beleza natural e uma história que remonta à época colonial, foi o local escolhido para a concentração de três dias da frota de 60 veículos 4x4, tendo o fomento do agroturismo em vista.
Segundo Mário Kacongo, representante da organização, essa actividade juntou, de 28 a 30 de Junho, praticantes do off-road, ou seja, todo-o-terreno, das províncias de Benguela, Luanda, Huambo, Huíla, Cunene e do Bié.
A seu ver, os turistas tiveram a oportunidade de vivenciar a vida no campo e conhecer a cultura do município do Cubal.
Mário Kacongo fez saber que o programa ainda incluiu eventos desportivos e outros atractivos culturais na Fazenda Utalala, como pesca na lagoa, tiro ao alvo, torneio de sueca e dança.
Também sublinhou como principal objectivo explorar locais pouco conhecidos em todo o país, de maneira a impulsionar o turismo rural e valorizar a cultura, além do convívio entre os participantes.
Precisou ainda que o grupo aproveitou para entregar um donativo de bens de primeira necessidade à comunidade necessitada daquela localidade.
Nova opção
Já o proprietário da Fazenda Utalala, Nelito Monteiro, valoriza o encontro dos amantes do off-road oriundos de várias províncias do país, visto que proporcionou momentos de convivência e o contacto com o ambiente natural.
“Os participantes estão ansiosos porque na verdade é um turismo novo e os desafios são grandes”, frisou o anfitrião do acampamento, dando ainda conta de que os turistas exploraram os recantos da natureza.
O movimento de jipes todo-o-terreno no município do Cubal proporcionou experiências únicas aos visitantes, como desfrutar de momentos em meio à natureza e conhecer a história da Fazenda Utalala.
Para os turistas, era importante conhecer o passado e o presente da fazenda, porque, como assinalam, os novos empresários também precisam beber da experiência dos mais velhos.
Quem o diz é António Nunes, ido de Luanda, que sugeriu que esse movimento turístico nacional é também uma forma de promover o potencial do país e rever velhos amigos.
Caminho certo
Por seu turno, o operador do sector hoteleiro e turístico de Benguela, Jorge Gabriel, diz ser desta forma que o turismo nacional ganha força.
“Estamos no bom caminho, porque, durante muito tempo, andávamos escondidos e agora é momento de demonstrar o nosso potencial”, defende.
Jorge Gabriel, que também integrou a expedição turística pela Fazenda Utalala, acredita que o turismo voltará a ocupar o seu verdadeiro lugar.
Além do Cubal, localizado 150 quilómetros a Sul da cidade de Benguela, os jipes versáteis e robustos do grupo “Os Resistentes" tem vindo a escalar várias regiões do país, como as íngremes dunas do deserto do Namibe e alguns parques nacionais. JH/CRB