Luena – A realização do 31º Campeonato Africano sénior masculino “Afrobasket”, em 2025, em Angola poderá colocar o país na rota do turismo continental, considerou, no Luena, província do Moxico, o economista Domingos Mussango.
Em declarações à ANGOP, após a Confederação Africana de Basquetebol (FIBA África) confirmar Angola como organizador da competição, o docente universitário de macro e microeconómica considera que é uma “grande” oportunidade para o país continuar atrair turistas e potenciais investidores para o sector.
Para um maior aproveitamento deste evento desportivo do continente, disse que o país deve continuar a organizar os pontos turísticos, para facilitar a acomodação e atracção de mais visitantes ao território nacional.
Neste sentido, de acordo com o académico, há necessidade da formação de guias turísticos, bem como a definição e a contínua divulgação dos pontos turísticos e redes hoteleiras existentes.
“O sector privado deve antecipar-se e entrar em acção, com a divulgação de informações e produtos por via de plataformas digitais, de tal modo que quem tenciona ou chega em Angola encontrem todas as condições criadas”, disse.
No mesmo pendor, o ex - técnico da selecção do Moxico de basketball, Zeferino Menezes “Coach” entende que este evento poderá projectar a imagem do país além-fronteira, não obstante revitalizar o movimento desportivo nacional.
Conforme este especialista em desportos colectivos, Angola deve começar a mobilizar-se do ponto de vista desportivo e administrativo para o êxito desta competição, de modo a regressar ao título continental, tendo em conta a evolução que a modalidade registou, fruto do investimento que muitos Estados efectuaram, citando o exemplo da Tunísia, Senegal, Mali e Ruanda.
Por outro lado, defendeu a inclusão de algumas cidades do interior do país, para aquela que será a quarta edição que Angola acolherá, depois de já o ter feito em 1989, 1999 e 2007, para o reforço da unidade nacional, no ano em que o país celebra 50 anos de Independência Nacional.
A última prova realizada por Angola, em 2007, decorreu em cinco cidades, nomeadamente, Luanda, Cabinda, Benguela, Huambo e Huíla.
A Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina soma onze títulos continentais, sendo o primeiro conquistado em 1989, em Luanda, com o técnico Victorino Cunha, e o último em 2013, na Côte d’Ivoire, sob orientação do treinador Paulo Macedo. TC/YD