Talatona - A primeira edição do Raid Okavango, a decorrer de 20 a 26 de Setembro, das nascentes da província do Huambo ao Bico de Angola, na província do Cuando Cubango perspectiva “dar mais dinâmica e força" ao potencial eco-turístico do país.
Ao falar à imprensa, no final da apresentação da cerimônia de Lançamento Oficial da 1ª edição do Raid Okavango, o presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional Para a Gestão da Região de Okavango (ANAGERO), Rui Lisboa, destacou que a promoção turística poderá atrair mais de 150 turistas nacionais e estrangeiros.
Rui Lisboa sublinhou que a promoção turística da região de Okavango tem como objetivo proporcionar oportunidades para os turistas conhecerem e desfrutarem das riquezas naturais que o país oferece.
“Vamos começar na nascente do Okavango na província do Huambo, Bié e nas zonas remotas da província do Cuando Cubango onde vamos acampar em quatro locais distintos, nomeadamente Cuangar, Dirico, Luiana sede e no Bico de Angola e o retorno será pela via da Namibia”, disse.
Informou que a promoção turística contempla três pacotes que variam de 120 a 300 mil kwanzas e que os interessados podem acessar o site www.raidokavango.ao para obterem todas as informações necessárias.
Considerou que a região do Okavango representa o “santuário da vida selvagem” e os turistas vão poder observar o seu habitat natural, uma grande quantidade e diversidade de fauna selvagem.
“A região também tem um grande património histórico cujo expoente é a batalha do Cuito Cuanavale e diversos grupos etno-linguisticos”, disse.
Segundo o responsável, a região ainda não dispõe de condições de alojamento adequadas em todas as áreas de interesse turístico, sendo por isso, que se optou pelo turismo de Aventura em que o turista é portador dos seus meios para acomodar-se.
Quanto às questões de melhoria de acesso à região, disse que já foram aprovados projectos para reabilitação e construção de quatro postos fronteiriços, entre eles, Dirico, Bico de Angola, entre outros, bem como a reabilitação de estradas com vista a melhorar o acesso dos turistas naquela região.
Disse que o projecto conta com apoios de parceiros como Welcome To Angola, A empresa de turismo e Safari Ten Tour, entre outros.
Questionado sobre o valor investido para o projecto, referiu que se realizou em Janeiro o primeiro fórum de investidores da região do Okavango com sete memorandos assinados para implementação de projectos ecoturísticos avaliados em mais de 120 milhões de dólares Americanos para o desenvolvimento do turismo.
Na ocasião, o ministro do turismo, Márcio Daniel, frisou que a expedição vai permitir imersão nas paisagens mais belas do país e contribuir para o desenvolvimento da região angolana do Okavango.
Durante o evento, apresentou-se também a Logomarca, o lema, o portal para inscrição dos participantes e a exibição do Spot do Raid.
O Raid Okavango representa uma visita organizada de turistas às principais áreas de interesse turístico na região.
O evento terá uma periodicidade anual e cada ano vai corresponder a abertura de uma nova rota turística, onde serão também os principais recursos turísticos da região, para a sua operacionalização por parte dos operadores turísticos.
GIZ/MDS