Luanda – A Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária (DTSR) atribuiu, nesta quinta-feira, licenças a quatro empresas privadas para o fabrico e fornecimento de equipamentos para novas chapas de matrículas automóvel.
Na cerimónia, orientada pelo director Nacional da DTSR, Comissário Elias do Dumbo Livulo, receberam licenças as empresas Lift-rent prestação de serviços, Globaso (SU) limitada, Tecnafrica-Consultoria e Engenharia S.A e Controlauto-controlo técnico de automóveis limitada, vencedoras do concurso público realizado pela instituição.
O Comissário Elias do Dumbo Livulo disse, na ocasião, que o novo modelo de matricula vai garantir maior segurança dos veículos em circulação, intensificar os mecanismos de monitorização das viaturas em caso de roubos, furtos ou outras situações delituosas.
Explicou que para a implementação efectiva dos trabalhos, decorrerá nos próximos tempos um concurso para o licenciamento dos agentes aplicadores das novas chapas de matrículas aos veículos automóveis.
Aclarou que será mantido o formato numérico dos veículos já matriculados, alterando-se a chapa de matrícula e adicionando-se a data do primeiro registo, bandeira da Republica, selo transmissor, indicativo do país e província de origem.
Adiantou que a implementação do novo modelo de chapa de matricula será da responsabilidade das referidas empresas privadas, cabendo a DTSR fiscalizar a efectivação dessa actividade.
Por sua vez o chefe de departamento de Inspecção Técnica e Licenciamento de Veículos, Superintendente Chefe Manuel Marcolino António, fez saber que só após o licenciamento dos agentes aplicadores poderá ser anunciado o início da troca das matrículas que acontecerá de forma faseada.
Segundo Marcolino António, os veículos terão matrícula digital, em espécie de uma vinheta com ramificações magnética em forma de chip, que será aplicado no para-brisa frontal das viaturas, facilitando identificar o condutor.