Huambo - Pelo menos 200 jovens da província do Huambo conseguiram emprego pela primeira vez, entre 2022 e 2023, com a disponibilização, pelo Governo angolano, de 94 autocarros de transportes públicos de passageiros, soube a ANGOP.
Trata-se de meios com a capacidade para transportar 61 passageiros/cada, cuja gestão foi entregue a seis operadores privados, numa iniciativa do Governo angolano, que visa melhorar as frotas ao nível do casco urbano e inter-municipal.
Em declarações à ANGOP, o director do gabinete dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana do Huambo, Joaquim Salinga, disse que a disponibilização dos autocarros permitiu a inserção directa de 200 jovens locais no mercado de trabalho, entre motoristas e cobradores.
O responsável informou que a instituição está, neste momento, engajada na promoção de campanhas de campanhas de sensibilização contra a sinistralidade rodoviária, na perspectiva da prevenção dos acidentes de viação, com o aumento da disciplina no exercício da condução e a observância do Código de Estrada.
Com estas acções, explicou, pretende-se aumentar o senso de responsabilidade dos utentes, principalmente, dos transportes colectivos e a respectiva preservação, para servir as futuras gerações e criar mais postos de trabalho.
Joaquim Salinga disse que a província do Huambo carece de mais 80 novos autocarros, para responder às exigências actuais ao nível dos 11 municípios.
A província do Huambo, parte integrante do Corredor do Lobito, possui seis estradas nacionais, designadamente a número 120, 250, 260, 350, 352 e 354, que promove uma considerável mobilidade de veículos, cargas e pessoas, que abastecem os mercados fronteiriços de Benguela, Bié, Cuando Cubango, Cuanza-Sul, Huíla e Malanje.
Tem, também, ligação área por via do aeroporto Albano Machado e do Caminho-de-Ferro Benguela, atravessa sete dos seus 11 municípios. LT/ALH