Luanda - O serviço de cabotagem (transporte marítimo de passageiro e carga) entre Cabinda/Soyo/Cabinda/ começa no dia 26 deste mês, com o preço dos bilhetes de passagens fixado em 15 mil kwanzas.
De acordo com uma nota de imprensa da Secil Marítima, a que a ANGOP teve acesso esta quinta-feira, numa primeira fase, entram em operação duas embarcações do tipo catamarā, a terça e quarta-feira, com duas frequências diárias.
O documento refere que, em função da demanda, a Secil Marítima irá adequar o número e as frequências de viagens.
A viagem entre Cabinda e Soyo (província do Zaire), com uma duração aproximada de três horas, custa 15 mil kwanzas, sendo que os bilhetes de passagem poderão ser adquiridos nos próprios terminais de passageiros ou através do website www.secilmaritima.ao.
Para o efeito, serão inaugurados os terminais de passageiros do Soyo e de Cabinda, respectivamente a 20 e 22 do corrente mês.
Relativamente ao transporte de passageiros na rota Luanda-Cabinda, o seu início está previsto para o mês de Maio deste ano, e o transporte de cargas desta rota para Julho.
Segundo a nota, estão criadas as condições técnicas, operacionais e de navegabilidade nos referidos terminais, em cumprimento das normas e regras emanadas pelas autoridades marítimas nacionais e internacionais.
“É fundamental e imprescindível garantir o conforto, segurança, comodidade e a prestação de um serviço de excelência a população”, realça a nota.
O projecto de cabotagem norte, Luanda/Soyo/Cabinda/Luanda envolve a construção e a remodelação de terminais de passageiros e de carga.