Lubango – Cinco milhões cinco mil 891 passageiros foram transportados nos últimos 12 meses pelas operadoras de transportes colectivo da província da Huíla, um milhão 282 mil 845 a mais, comparativamente ao igual período do ano anterior.
O aumento no transporte de passageiros foi resultado da entrada em circulação de 29 autocarros que reforçaram os activos dos oito operadores de transportes colectivos urbanos e intermunicipais, segundo deu a conhecer hoje, quarta-feira, à ANGOP, o director do gabinete dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Fernando Alberto.
Segundo o responsável, os passageiros foram transportados por 89 autocarros que operaram em 12 linhas urbanas e intermunicipais, isto é, no Lubango, e deste para os municípios da Humpata, Chibia, Gambos e Matala.
Já no subsector ferroviário, sublinhou, foram transportados, no período em referência, 835 mil 453 passageiros e 131 mil 246 toneladas de carga diversa no traçado Huíla-Namibe e Huíla-Cuando Cubango.
“A Huíla beneficia também do modal aéreo, com ligações diárias com a capital do país e, auguramos nós, que uma vez terminado o processo de certificação do aeroporto internacional da Munkanka, possa, também fazer ligação com algumas capitais africanas da região”, - disse.
Referiu que o crescente número de utentes dos transportes públicos urbanos torna-se imperioso ao reforço da frota de autocarros com mais 80 unidades, para responder à demanda. JT/MS