Luanda - A Transportadora Aérea Angolana (TAAG) recebeu, esta segunda-feira, o terceiro de seis aviões do Tipo Dash8-400, adquiridas à fabricante canadiana De Havilland of Canada Limited, no âmbito da modernização e reestruturação da companhia.
Na recepção da aeronave turbohélice (matrícula C-GNLX), baptizada com o nome de Cunene (província do Sul de Angola), estiveram no Aeroporto Intenacional 4 de Fevereiro membros da Autoridades da Aviação Civil Angolana, responsáveis da TAAG e outros convidados.
Como a mais moderna na sua tipologia, o aparelho é de fácil desdobramento em manobras, com baixos níveis de poluição e de consumo de combustível. O mesmo tem capacidade para 74 passageiros, sendo 10 na Classe Executiva.
Tem uma autonomia de voo de cerca de 6 horas, sobrevoando até dois mil e quinhentos metros de altitude e podendo atingir os 700 quilómetros de velocidade por hora. Como os dois primeiros, este novo avião deverá servir essencialmente as rotas domésticas.
Angola recebeu a primeira aeronave deste modelo a 29 de Junho de 2020, baptizando-a com o nome de Kwanza – A, em homenagem a um conjunto de elementos identitários de Angola, com realce para a moeda nacional e o maior rio do país, no quadro de um programa gradativo.
Em Agosto do mesmo ano, chegou ao país o segundo aparelho com as mesmas características, denominado Zaire, uma das 18 províncias do país, cuja capital Mbaza Kongo faz parte do Património Mundial da Humanidade, declarado pela UNESCO, a 8 de Julho de 2017.