Luanda – A TAAG - Linhas Aéreas de Angola anunciou, neste domingo, a retoma, na quarta-feira (17), dos voos regulares para Lisboa, Portugal.
Em nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso, a TAAG diz tratar-se de uma retoma gradual e com uma frequência semanal, numa primeira fase.
Acrescenta que o reinício de voos para São Paulo (Brasil) e Joanesburgo (África do Sul) está marcado para sexta-feira (19) e sábado (20), respectivamente.
A companhia aérea angolana lembra que para embarque nos voos de e para Angola é obrigatório a apresentação do teste RT-PCR com resultado negativo, efectuado nas 72 horas anteriores a viagem, sendo dispensada qualquer autorização.
No caso do Brasil, adianta, os passageiros deverão ainda preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV), emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), para desembarque em São Paulo.
A declaração deverá ser preenchida a partir do link https://formulario.anvisa.gov.br.
O Executivo angolano anunciou, na passada quinta-feira, o retorno dos voos directos e normais para Portugal, Brasil e África do Sul.
A propósito, o ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, afirmou que as autoridades angolanas vão manter e reforçar as medidas de prevenção no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, entre as quais a apresentação do teste feito no país de origem e o de pré-desembarque.
Desde Março de 2020, data em que foram registados os primeiros casos de Covid-19 em Angola, estavam suspensos os voos directos e normais para esses três países.
O Governo angolano havia apenas autorizado voos humanitários para o repatriamento de cidadãos angolanos e estrangeiros residentes que estavam retidos no exterior do país.