Luanda - A Transportadora Aérea Angolana (TAAG) recebeu, no final da tarde de segunda-feira, o seu primeiro Airbus do modelo A220 - 300, no âmbito do reforço da frota, dominada por boeing, dos EUA, e Dash 8-Q400, da canadiana De Havilland.
Trata-se de um aparelho anteriormente identificado como Bombardier CSeries, de uma família de aviões bimotores desenvolvidos pela Bombardier Aerospace, e que teve parte maioritária adquirida posteriormente pela Airbus, com bases de fabrico no Canadá e França.
São jatos regionais narrow-body (corpo estreito), composto pelos modelos A220-100 (antigo CS100), com capacidade para 110 passageiros, e o A220-300 (antigo CS300) para 135 ocupantes migratórios. Ambos são equipados com motores "Pratt & Whitney PW1500G", na línguagem convencional.
Após chegada, o avião foi recebido e apresentado no Hangar 5 da TAAG, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, e baptizado com o nome de Calandula, numa cerimónia dirigida pelo ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, e testemunhada por distintas individualidades.
Em funcionameno, a aeronave passará a ostentar a matrícula Tango Alfa Alfa - TAA. O aparelho, primeiro de 14 a 15 do mesmo modelo e fabricante, chegou a Angola pilotada por quatro comandantes e uma equipa de assistentes de bordo, conforme apurou a ANGOP, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.
Tem 137 lugares e torna-se na primeira aeronave da frota TAAG dentro deste conceito "new livery" (nova pintura) com capacidade para 137 passageiros (12 em Classe Executiva e 125 em Classe Económica), e surge para aumentar as rotas para Windhoek, Moçambique e Joanesburgo, até 2026.
A estratégia é que, até 2027, 15 aeronaves Airbus cheguem a Angola, a favor da TAAG, para passageiros e clientes desfrutarem deste equipamento novo em voos locais e regionais de acordo com o governante angolano.
"Este facto acontece num contexto em que se aproximam desafios importantes, como a transferência da operação da TAAG para o Novo Aeroporto Internacional de Luanda, Dr. António Agostinho Neto, e a alteração do cenário competitivo, com a introdução do Mercado Único Africano de Transportes Aéreos (MUTAA/SAATM)", disse.
A referência aeronáutica angolana está a materializar o seu plano estratégico com o crescimento da frota e destinos, de forma a captar mais tráfego e a reforçar a sua conectividade regional, dentro de aproximadamente 15 dias, depois de todos processos de inspecção.
Actualmente, a frota da TAAG é composta por 21 aeronaves, nomeadamente pelos modelos Dash 8-Q400 (seis aeronaves), Boeing 737-700 (sete aeronaves) Boeing 777-200 ER (três aeronaves) e Boeing 777-300 ER (cinco aparelhos), com as identidades modernizadas.
A TAAG, também designada por Angola Airlines e foi fundada em 1938. Por mais de 80 anos, esta companhia tem vindo a conectar os angolanos através de ligações domésticas (14 destinos) e internacionais (12).
Além do transporte de passageiros, a frota realiza transporte de carga e prepara-se para receber também, num futuro breve, o Airbus 330-300, um dos mais imponentes e sofisticados do mundo.
ECC/MDS