Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

TAAG recebe primeira aeronave Airbus A220-300

     Transporte              
  • Luanda • Segunda, 30 Setembro de 2024 | 23h08
Airbus A220 da TAAG
Airbus A220 da TAAG
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda - A Transportadora Aérea Angolana  (TAAG) recebeu, no final da tarde de segunda-feira, o seu primeiro Airbus do modelo A220 - 300, no âmbito do reforço da frota, dominada por boeing, dos EUA, e Dash 8-Q400, da canadiana De Havilland. 

Trata-se de um aparelho anteriormente identificado como Bombardier CSeries, de uma família de aviões bimotores desenvolvidos pela Bombardier Aerospace, e que teve parte maioritária adquirida posteriormente pela Airbus, com bases de fabrico no Canadá e França. 

São jatos regionais narrow-body (corpo estreito), composto pelos modelos A220-100 (antigo CS100), com capacidade para 110 passageiros, e o A220-300 (antigo CS300) para 135 ocupantes migratórios. Ambos são equipados com motores "Pratt & Whitney PW1500G", na línguagem convencional. 

Após chegada, o avião foi recebido e  apresentado no Hangar 5 da TAAG, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, e baptizado com o nome de Calandula, numa cerimónia dirigida pelo ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, e testemunhada por distintas individualidades.

Em funcionameno, a aeronave passará a ostentar a matrícula Tango Alfa Alfa - TAA. O aparelho, primeiro de 14 a 15 do mesmo modelo e fabricante, chegou a Angola pilotada  por quatro comandantes e uma equipa de assistentes de bordo, conforme apurou a ANGOP,  no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro. 

Tem 137 lugares e torna-se na primeira aeronave da frota TAAG dentro deste conceito "new livery" (nova pintura) com capacidade para 137 passageiros (12 em Classe Executiva e 125 em Classe Económica), e surge para  aumentar as rotas para Windhoek, Moçambique e Joanesburgo, até 2026.

A estratégia é que, até 2027, 15 aeronaves Airbus cheguem a Angola, a favor da TAAG, para passageiros e clientes desfrutarem deste equipamento novo em voos locais e regionais  de acordo com o governante angolano.

"Este facto acontece num contexto em que se aproximam desafios importantes, como a transferência da operação da TAAG para o Novo Aeroporto Internacional de Luanda, Dr. António Agostinho Neto, e a alteração do cenário competitivo, com a introdução do Mercado Único Africano de Transportes Aéreos (MUTAA/SAATM)", disse.

A referência aeronáutica angolana está a materializar o seu plano estratégico com o crescimento da frota e destinos, de forma a captar mais tráfego e a reforçar a sua conectividade regional, dentro de aproximadamente 15 dias, depois de todos processos de inspecção.

Actualmente, a frota da TAAG é composta por 21 aeronaves, nomeadamente pelos modelos Dash 8-Q400 (seis aeronaves), Boeing 737-700 (sete aeronaves) Boeing 777-200 ER (três aeronaves) e Boeing 777-300 ER (cinco aparelhos), com as identidades modernizadas.

A TAAG, também designada por Angola Airlines e foi fundada em 1938. Por mais de 80 anos, esta companhia tem vindo a conectar os angolanos através de ligações domésticas (14 destinos) e internacionais (12).

Além do transporte de passageiros, a frota realiza transporte de carga e prepara-se para receber também, num futuro  breve, o Airbus 330-300, um dos mais imponentes e sofisticados do mundo.

ECC/MDS

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Meliantes vandalizam 15 torres de alta tensão no Zaire

 Sexta, 07 Fevereiro de 2025 | 19h49

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+