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TAAG estreia primeira aeronave A220-300 com voo regional para São-Tomé e Príncipe

     Transporte              
  • Luanda • Sexta, 08 Novembro de 2024 | 22h36
Airbus A220 da TAAG (Arquivo)
Airbus A220 da TAAG (Arquivo)
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda - A Companhia Aérea de Bandeira Angolana - a TAAG - iniciou, hoje, sexta-feira, a operar o seu primeiro avião AirBus 220-300, com um voo regional, de duas horas e meia, para São-Tomé e Príncipe, transportando mais de cem passageiros, entre angolanos e estrangeiros.

A aeronave, recentemente adquirida ao Grupo Airbus, sedeado em França, dentro do conceito "New Livery" (nova pintura ou imagem), e leasing (compra parcelada ou por crédito), regressou igualmente com um número considerável de clientes a bordo, totalizando 202 passageiros no percurso de ida e volta.

Ainda hoje, este mesmo aparelho, cuja capacidade total é para 137 ocupantes (12 na Classe Executiva e 125 na Classe Económica), efectuou uma outra ligação, doméstica, entre Luanda e Catumbela, na província de Benguela, e vice-versa, num trajecto de uma hora, com 242 passageiros no geral.

O evento afigura-se memoravel, por ser a primeira vez, em 86 anos de história da companhia, que aeronaves da Airbus são incorporadas à frota da operadora nacional, tendo sido adquirido em regime de leasing com a Air Lease Corporation, visando atender às ligações domésticas e conexões intra-África.

Trata-se de uma aeronave moderna  e com elevado nível de conforto, comprado para servir as rotas domésticas e a nível da região africana. Entretanto, torna-se na primeira a exibir a recente identidade visual da TAAG, destacando elementos da cultura angolana em suas cores.

Com o desiderato, a Direcção da companhia entende que os passageiros e clientes podem desfrutar do novo equipamento em vôos locais e regionais, por ser um avião que vai transcender os céus com as cores de Angola, e visual que ilustra a ambição da operadora em se posicionar como moderna e de eleição.

Dentre outros passageiros, seguiram igualmente viagens para São-Tomé, membros do Conselho de Administração da TAAG, nomeadamente Neide teixeira, Mónica Cristino e Adilson Alberto, recebidos localmente pelo embaixador de Angola naquele país insular, Fidelino Pelinganga.

Solidez da frota

Num contexto em que se aproximam desafios importantes, como a transferência da operação da TAAG para o novo Aeroporto Internacional de Luanda, DR.Agostinho Neto a companhia está a materializar o seu plano estratégico com o crescimento da frota e destino, de forma a captar mais tráfego e reforçar sua conectividade regional.    

Esse primeiro avião modelo Airbus A220-300, chegou a Luand, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Setembro, como parte de um plano de expansão da frota para o período de 2024 a 2029, e foi recebido cerimônia testemunhada por convidados institucionais, diplomátas e parceiros do sector da aviação.

A aeronave, que partiu do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, destaca-se também pela eficiência no consumo de combustível, reduzindo em cerca de 25% o uso em comparação com aeronaves anteriores, além de apresentar menores emissões e poluição sonora.

Com a chegada do A220, a empresa espera melhorar a experiência de voo dos passageiros e gerar oportunidades para o desenvolvimento dos funcionários angolanos, permitindo a aquisição de conhecimentos técnicos para a manutenção das aeronaves em solo africano. 

Permanente modernização 

 Com 86 anos de existência, a TAAG é uma companhia líder do mercado de aviação em Angola, reconhecida globalmente e com um crescimento sustentado, disponibilizando actualmente 12 destinos domésticos e 11 destinos internacionais. 

Além do transporte de passageiros, a sua frota realiza igualmente o transporte de carga, um serviço cada vez mais essencial para o desenvolvimento do ecossistema local. Ao longo da sua história é a primeira vez que passa anoperar a aeronave A220-300. 

A TAAG tem um profundo orgulho na sua história, serviço e foco na melhoria contínua, dispondo actualmente de uma frota de 22 aeronaves, com modelos Dash 8-Q400 (seis aeronaves), Boeing 737-700 (sete aeronaves) Boeing 777-200 (três aeronaves) e Boeing 777-300 (cinco aeronaves) e agora o A220-300.

ECC/MDS 

 





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