Luanda - A TAAG (Linhas Aéreas de Angola) e a congênere espanhola IBERIA rubricaram, essa quinta-feira, um acordo denominado “codeshare - interline”, para reforçar as conexões entre África e Europa, tendo como eixo principal a rota Luanda-Madrid-Luanda.
Segundo uma nota de imprensa da companhia, chegada hoje à ANGOP, a assinatura ocorreu em Madrid, capital de Espanha, no quadro da nova rota da TAAG, que abre a 27 de Junho próximo, com o objectivo de estabelecer ligações a dezenas de países entre o continente africano e o europeu.
O acordo de “codeshare e interline” permite que os passageiros TAAG oriundos de Luanda e com chegada a Madrid venham a aceder, com bilhete único, a toda a rede da IBERIA, nomeadamente na Europa, Américas (sul e norte), para 143 destinos de 43 países.
De igual modo, explica o documento, os passageiros IBERIA saídos da Europa e Madrid, chegando a Luanda, terão acesso à rede de destinos nacionais e internacionais da TAAG, a companhia oficial de Angola.
Codeshare é um acordo no qual duas ou mais companhias aéreas compartilham o mesmo voo, os mesmos padrões de serviço e os mesmos canais de venda, as mesmas rotas e o mesmo espaço aéreo.
Assim, Luanda torna-se num “hub” – concentrador de conexões para múltiplas geografias, e a TAAG passa a oferecer 10 destinos internacionais, sendo que em África, vai voar para Joanesburgo, Cape Town, Windhoek, Maputo, Kinshasa, Lagos e São Tomé, para a Europa ,Lisboa e Madrid, e na América do Sul, a cidade de São Paulo.
A operadora esclarece também, na mesma nota à imprensa, que os passageiros da IBERIA e da TAAG vão beneficiar mutuamente da rede de destinos internacionais, sendo que, na perspectiva de Espanha, a (re)entrada no mercado africano é estratégica, uma vez que a companhia espanhola voa para 134 destinos de 43 países.
A TAAG terá duas frequências semanais entre Luanda e Madrid, operado por um Boeing 777-300ER com a capacidade de 293 lugares, 12 na classe “business plus” , 56 lugares na classe “standard business” e 225 lugares na classe económica.
Na ocasião, destaca o documento, o Presidente da Comissão Executiva (PCE), Eduardo Fairen Soria, disse que a parceria TAAG-IBERIA vai estreitar laços, incentivar oportunidades e trocas nos domínios económicos, cultural e do turismo.
(...) Na visão do PCE, esta parceria vai permitir alavancar a conexão Africa-Europa e expandir o portfolio de rotas e destinos da TAAG, posicionando Luanda como um hub relevante na região da África Austral.
Por outro lado, Javier Sánchez-Prieto, PCE da IBERIA, considerou que o acordo de “codeshare e interline” vai não só unir ainda mais os dois países, como abrir diversas janelas de oportunidade para o segmento do comércio e do turismo.
O documento destaca que apesar do contexto pandémico, que afectou de forma profunda o sector da aviação numa escala global, esta iniciativa da TAAG revela uma grande resiliência e sentido de oportunidade.
O acto foi testemunhado pelo ministro dos Transportes, Ricardo D´Abreu, e pelo Embaixador de Angola no Reino de Espanha, José Luís de Matos, entre outros responsáveis do sector aeronáutico dos dois Estados.
Sobre a IBERIA
A IBERIA é a maior operadora de Espanha sendo líder de mercado com operações na Europa e América Latina.
A entidade pertence ao Grupo de aviação IAG estando integrada na Oneworld aliance. Juntamente com a IBERIA Express e IBERIA Regional Air Nostrum, disponibiliza voos para cerca de 50 países a partir do seu hub no aeroporto Madrid-Barajas.
Para além de transportes de passageiros, a IBERIA diversificou o seu portfolio de serviços para transporte de carga aérea, manutenção e assistência aeroportuária.
Sobre a TAAG
TAAG – Angola Airlines – foi fundada em 1938 e está baseada em Luanda, cidade capital.
Por mais de 80 anos a TAAG tem vindo a conectar os angolanos através de ligações domésticas e internacionais.
A TAAG é uma companhia líder do mercado de aviação em Angola, reconhecida globalmente e com um crescimento sustentado, disponibilizando actualmente 14 destinos domésticos e 10 destinos internacionais.
Além do transporte de passageiros, a sua frota realiza igualmente transporte de carga um serviço cada vez mais essencial para o desenvolvimento do ecossistema local.