Luanda – Os voos domésticos da transportadora angolana TAAG entre Luanda e as províncias da região Leste do país e a do Zaire transitam para o novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), a partir de 10 de Dezembro próximo, anunciou hoje (sábado) a companhia aérea.
Num comunicado de imprensa a que a ANGOP teve acesso, a TAAG diz tratar-se da segunda fase do processo de transferência gradual das operações comerciais de passageiros para o AIAAN, iniciado com as ligações entre Luanda e Cabinda, a 10 de Novembro corrente.
A nota refere que, nesta segunda fase, a conexão das províncias da Lunda-Norte, da Lunda-Sul, do Moxico e do Zaire com a capital do país deixa de ser realizada através do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para serem operadas exclusivamente via AIAAN, a partir de 10 de Dezembro.
As ligações das quatro províncias serão feitas, respectivamente, através das rotas do Dundo, de Saurimo, do Luena e do Soyo, cuja incorporação na programação de voos, a partir do AIAAN, “está em conformidade com o plano de transferência faseado”, indica a nota.
O documento acrescenta que essa incorporação está igualmente em alinhamento com os níveis de serviço das demais entidades do ecossistema que contribuem para a mobilidade e serviços relacionados com o novo aeroporto.
Para os novos destinos adicionados ao AIAAN, o Soyo, na província do Zaire, será servido com cinco frequências semanais, com saídas de Luanda às segundas, terças, quartas, quintas e sextas, estando o voo inaugurado marcado para terça-feira, 10 de Dezembro de 2024.
Na província da Lunada-Norte, a rota do Dundo terá quatro frequências semanais, com saídas de Luanda às segundas, quintas, sextas e domingos, a partir de 12 de Dezembro.
Por seu turno, o destino Saurimo, na Lunda-Sul, passa contar com sete frequências semanais, com saídas diárias de Luanda, a partir do dia 10 de Dezembro de 2024.
Na rota Luanda-Luena (Moxico), o voo inaugural a partir do AIAAN está programado para 11 de Dezembro com três conexões semanais, às segunda, quartas e sábados.
Os serviços serão operados por uma aeronave modelo Dash 8-Q400, com capacidade para 74 passageiros, sendo 64 em classe económica e 10 em classe executiva.
Paralelamente, a TAAG diz ter em curso um plano de comunicação multicanal e abrangente, de forma a manter os seus clientes, passageiros e demais actores devidamente informados sobre o processo de transferência.
Destaca que o Aeroporto António Agostinho Neto aporta mais eficiência e comodidade a todos os utentes, projectando Luanda, com um hub a nível regional.
O primeiro voo de passageiros, a partir do AIAAN realizou-se, em 10 de Novembro corrente com destino a Cabinda, um ano após a inauguração da nova infra-estrutura aeroportuária cujas operações estavam até então limitadas ao transporte de carga.
O Aeroporto Internacional António Agostinho Neto tem capacidade para movimentar 15 milhões de passageiros por ano, dos quais cinco milhões no segmento doméstico e 10 milhões no internacional.
Com duas pistas duplas, o novo espaço e está preparado para receber diversos tipos de aviões, com realce para o Airbus A380, considerado a maior aeronave comercial da actualidade
A infra-estrutura possui também 31 mangas das quais 19 para os serviços internacionais e 11 para os domésticos, além de tapetes rolantes para o depósito de bagagem, seis dos quais dedicados aos voos internacionais.
A zona de check-in conta com seis ilhas para 94 balcões, sendo 62 para o serviço internacional e 32 para o doméstico. SEC/IZ