Zango - Sessenta técnicos angolanos vão garantir o funcionamento do sistema de meteorologia no novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), informou, esta sexta-feira, o ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto Oliveira.
O governante prestou esta informação durante uma visita de acompanhamento e avaliação do estado do sistema de telecomunicações que vai servir o aeroporto.
Segundo o ministro, os técnicos, que beneficiaram do processo de formação, no quadro da modernização do INAMET, já interagem com os equipamentos instalados localmente.
Na área de meteorologia, disse o ministro, estão instalados equipamentos de grande complexidade e o Ministério das Telecomunicações Tecnologia de Informação e Comunicação Social vai continuar a aumentar este número para que hajam técnicos qualificados, quer em qualidade e quer em número, para corresponder com a funcionalidade deste grande equipamento social.
Mário Augusto disse sair do aeroporto com garantias de que na altura da inauguração todos os serviços estarão funcionais e com a qualidade desejada para servir o país e o mundo.
De acordo ainda com o ministro, os sistemas meteorológicos estarão em condições de melhorar o serviço de navegação aérea para que estes venham a ter boa qualidade.
Referiu também que a construção de uma infra-estrutura como a do novo aeroporto vai gerar desenvolvimento (imobiliário e comercial) e as operadoras de telecomunicação vão instalar novas estações nesta zona que estará bem servida nesta matéria, sendo que a nível da telefonia estarão disponíveis serviços que suportam 2, 3, 4 e 5 gerações.
Adiantou que a 15 de Outubro os técnicos começam os teste finais e a 30 do mesmo mês darão início aos trabalhos efectivos de telecomunicações. A inauguração da primeira fase do aeroporto internacional António Agostinho Neto está prevista para o próximo dia 10 de Novembro deste ano.
Por outro lado, o director do INAMET, João Afonso, referiu que quanto ao grau de execução das infra-estruturas ligadas à meteorologia encontram-se acima dos 90 %, sendo que o sector beneficiou de modernizações para dar resposta aos novos desafios que se impõem, com novos meios técnicos e humanos.
“Foram instalados vários equipamentos para dar suporte a meteorologia aeronáutica", informou o responsável.
Questionado sobre a funcionalidade do radar meteorológico, informou que será substituído uma peça para melhorar a captação e serviços de cobertura que abrange até as províncias de Cabinda, Malanje, Benguela e parte do Oceano Atlântico.
Durante a visita, o ministro passou pelo Edifício Meteorológico onde estão instaladas as salas de Observação Meteorológica, de Vigilância Meteorológica e de Monitoramento Meteorológico, passou por alguns compartimentos onde se encontram os servidores de comunicação, pela Sala de Aproximação dos Serviços de Informação, onde estão os equipamentos que tratam dos dados de satélites meteorológicos, radar e das estações aeronáuticas para a aproximação terrestre e marítima. AKA/DP/PPA