Lubango – A ligação ferroviária entre as províncias da Huíla e Namibe, interrompida na última sexta-feira, devido a um descarrilamento, nos arredores do Lubango, foi restabelecida, domingo, após trabalhos de reparação da linha.
Uma composição com 17 vagões, cada um com 46,7 toneladas de ferro bruto, teve na última sexta-feira um de seus vagões descarrilado e danificou 75 metros de linha férrea e respectivas travessas.
Em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, o director de infra-estruturas ferroviárias do CFM, Octávio Cassanga, disse que o trabalho incidiu-se na reposição de travessas de madeira e de betão danificadas no acidente, assim como no carrilamento do vagão tombado.
Informou que os trabalhos ficaram concluídos na tarde de sábado e a circulação foi retomada domingo, com a chegada de uma composição de transporte de granito ida do Namibe, por volta das 15 horas.
O CFM transporta em média mais de 400 mil pessoas por trimestre nas suas diversas frequências e actualmente, devido a Covid-19, faz somente quatro viagens semanais em composições de passageiros Lubango/Menongue e duas diárias em comboio de carga de granito, combustíveis e ferro no traçado Lubango/Namibe.