Luanda – As obras de reabilitação na pista principal do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, em curso desde Abril de 2021, vão terminar em Julho do corrente ano, possibilitando manobras mais seguras nos períodos diurno e nocturno.
A intervenção consiste em melhorar o pavimento e o sistema de balizagem, que será todo substituída, e assim evitar-se constrangimentos nas operações, na referida pista, sobretudo no período da noite, como o registado no dia 18 (segunda-feira) deste mês.
Nesta data, volta das 18h30, registou-se uma avaria na iluminação do Sistema de Balizagem da Pista Principal do Aeroporto “4 de Fevereiro”, tendo a mesma gerada constrangimentos na operação nocturna prevista para a pista principal.
A avaria afectou 80 por cento da capacidade de serviço da pista, com implicações directas nas operações das companhias aéreas TAAG, QATAR Airways e da Força Área Nacional, cujas aeronaves estiveram algumas horas impossibilitadas de se mover.
Pelo facto, a SGA informa em nota que, devido a urgência, os técnicos especializados da empresa superaram a avaria duas horas depois da ocorrência, resultando na reposição da normalidade da pista e das operações aeroportuárias.
“Toda esta operação foi controlada por uma equipa especializada, acompanhada pelo Ministério dos Transportes, o órgão de tutela”, refere o documento da Sociedade Gestora de Aeroportos a que a Angop teve acesso, hoje.
O Aeroporto Internacional de Luanda, também conhecido como “4 de Fevereiro”, garante a operação aérea no regime 24/7, há mais de 40 anos, e dispõe de duas pistas, que diariamente recebem aeronaves de vários tipos, com realce para o Boeing 777.