Luanda - Setenta e um novos autocarros, para reforçar a frota das operadoras dos transportes públicos e privados, foram entregues, nesta segunda- feira, ao Governo da Província de Luanda (GPL) pelo Ministério dos Transportes, com vista a dar resposta à mobilidade na capital angolana.
Os meios adquiridos pelo Executivo angolano, através do Ministério dos Transportes, foram entregues no âmbito do programa de reforço dos transportes urbanos de passageiros.
Com capacidade para transportar 30 passageiros sentados e 29 de pé, os autocarros possuem sistema para embarque e desembarque dos portadores de deficiência, sua acomodação e estão equipados com câmaras de vídeo vigilância para o controlo integral da viatura.
Durante o acto de entrega dos meios, assistido pelo Ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu e pela governadora de Luanda Ana Paula de Carvalho, foi igualmente apresentado o Centro de Controlo Operacional do GPL e o lançamento do sistema de bilhética dos transportes públicos.
O sistema de bilhética é um serviço electrónico que, através de vídeo vigilância, vai permitir o controlo da frota operacional, visualização e monitorar todos os autocarros em circulação em tempo real nas rotas de exploração de cada operadora, bem como efectuar alguma comunicação com o motorista.
A bilhética, numa primeira fase, vai servir para monitorar quantos passageiros embarcaram, por dia e mês, assim como o controlo das receitas arrecadadas. Antes não era possível aferir o número de passageiros transportados nem as receitas, porque era feito de forma presencial.
Esta ferramenta vai permitir ainda, de forma automática, controlar cada pessoa que entra no autocarro a partir do Centro de Controlo Operacional do Governo da Província de Luanda.
Na ocasião, a governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho, disse que os meios serão distribuídos de acordo com as necessidades das operadoras existentes na cidade capital , com vista a reduzir os transtornos e melhorar a mobilidade urbana.
Disse que a entrada em funcionamento da bilhética é uma mais-valia, porque vai aumentar o número de passageiros devido a sua eficiência na contagem e aumentar a arrecadação das receitas.
A governante fez saber que a necessidade dos transportes públicos em Luanda é grande, devendo a distribuição ser de acordo com as necessidades, com prioridade para os municípios de Viana, Cacuaco e Luanda, por serem as localidades mais populosas
O ministro dos Transportes disse que a entrega dos meios se enquadra no Plano Nacional de Desenvolvimento, onde Luanda já beneficiou 500 autocarros e até ao final do ano deve atingir os 650 autocarros.
O dirigente disse que nos próximos dias entrarão em funcionamento mais 90 autocarros articulados para circular em Luanda, por isso se aguarda por um impacto positivo no transporte de pessoas e desafogar as enchentes nas paragens.
Segundo o ministro, a expansão dos serviços de transporte públicos, com a entrega de frotas de autocarros aos governos provinciais, continuará a ser feita no primeiro trimestre de 2022.
Para Ricardo D’Abreu o mau uso e destruição dos meios, de forma propositada, alguns deles por apedrejamento, condiciona o aumento da frota, apelando a população para a preservação dos bens postos a disposição da comunidade.
A província de Luanda conta com as operadoras de transportes públicos TCUL, Macom, Angoaustral, Rosalina Express e Angoreal.