Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Projecto “GiraMais” abrange 100 mil alunos

     Transporte              
  • Huíla • Terça, 17 Outubro de 2023 | 17h23
Autocarros de transportes públicos de passageiros
Autocarros de transportes públicos de passageiros
Zeferino Zinga

Lubango – Cem mil alunos dos seis aos 15 anos, das províncias de Luanda, Benguela, Malanje, Huíla e Huambo vão, até Dezembro deste ano, beneficiar de cartões “GiraMais” que permite acesso gratuito aos transportes públicos, através do Sistema Nacional de Bilheteira Integrada.

Trata-se da primeira fase do projecto da Empresa Nacional de Bilhetica Integrada (ENBI) afecta ao Ministério dos Transportes e da Agência de Transportes Terrestres (AGTT) lançado em Agosto último, durante a Feira de Municípios e Cidades de Angola (FMCA), visando melhorar significativamente a mobilidade urbana em Angola.

Falando à imprensa, no Lubango, a margem do registo e emissão dos respectivos cartões, o Presidente da Comissão Executiva da ENBI, Mário Pedro Nsingi, afirmou que o arranque da segunda fase a iniciar em 2024, nas restantes províncias do país, prevê atingir mais de dois milhões de alunos.

Falando no âmbito do registo e emissão do cartão “GiraMais” aos alunos da escola 27 de Março, o responsável afirmou que, com a obtenção do passe social, o estudante terá direito a 60 viagens gratuitas mensais, no trajecto de casa para a escola e vice-versa.

Considerou que o passo seguinte estará virado as pessoas com necessidades especiais, nomeadamente, deficientes físicos, visuais e antigos combatentes e veteranos da pátria, para que possam usufruir deste documento devidamente sistematizado, de modos a facilitar a mobilidade urbana.

Anunciou, igualmente, para breve o início dos passes para os utentes regulares aqueles que não estão enquadrados na categoria social, para que possam ter um sistema de transporte robusto, de modos a maximizarem o esforço a empreender através da realização das receitas e permitir que o tempo tenha maior facilidade de segurança na sua circulação.

Por sua vez, a directora do gabinete provincial dos transportes, tráfego, mobilidade urbana, Gracinda Gonçalves, o projecto veio em boa hora, porquanto irá permitir e facilitar o estudante a se deslocar de um lado para outro sem dificuldades.

Considerou que o governo da Huíla, em parceria com a ENBI, iniciou com o projecto em causa no ano de 2018, com todos equipamentos montados nos autocarros para o transporte regular dos passageiros.

“Naquela altura que passava na catraca era o cobrador, agora o processo vai inverter com a emissão do cartão Giramais para cinco alunos numa primeira fase”, - reforçou.

Reconheceu que a Huíla, neste momento não tem capacidade de autocarros para atender à demanda, numa altura em que existem apenas seis operadores com 60 autocarros, dos 600 necessários para atender os estudantes abrangidos.

Referiu que na província da Huíla foram montados, no Lubango, equipamentos para o cadastramemento e emissão de cartões, estando abrangidas as escolas 27 de Março, complexo escolar Nº1.828 (Eiwa), Colégio 11 de Novembro, 14 de Abril e 15 de Junho.

Entretanto, o chefe de departamento de inspecção e agregação pedagógica ligada ao gabinete provincial da educação, na Huíla, Paulo Nóbrega, fez saber que a província sai a ganhar, em virtude de estimular o sistema de ensino e aprendizagem. JT/MS

 





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h19

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h14

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h07

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h54

PR incentiva massificação do desporto escolar

PR incentiva massificação do desporto escolar

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h49

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h46

Idosos com protecção social garantida

Idosos com protecção social garantida

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h40


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+