Luanda – O primeiro voo comercial de carga, proveniente de Lagos, Nigéria, aterrou na noite desta terça-feira, no Aeroporto Internacional Dr. António Agaostinho Neto (AIAAN), em Luanda.
Trata-se da aeronave 737-800 Cargo, operada pela companhia angolana TAAG, que seguiu para Nigéria com três mil quilogramas de carga, tendo regressado a Luanda com dez mil quilos.
A aterragem da primeira aeronave de carga no novo aeroporto surge 39 dias depois da sua inauguração, ocorrida a 10 de Novembro deste ano.
Para o responsável do operador temporário do AIAAN, António Pombal, esse é um momento relevante e de extrema importância, sobretudo porque transmite ao mercado uma mensagem de encorajamento relativamente à utilização do novo aeroporto.
“Depois de inaugurado, a 10 de Novembro, o AIAAN tem sido deveras escrutinado, havendo com regularidade perguntas sobre o seu arranque efectivo. Ora, aqui está o novo aeroporto a funcionar e com boas perspectivas de receber mais voos comerciais de carga de companhias estrangeiras até ao final deste mês”, sublinhou.
Para o próximo ano, António Pombal aguarda um aumento significativo dos voos comerciais de carga a chegarem e a partirem do AIAAN e a "assumpção clara da nova infra-estrutura aeroportuária como um hub relevante para a aviação em África.
Até final de Dezembro deste ano está previsto aterrarem e levantarem do AIAAN voos comerciais operados, entre outras companhias, pela multinacional DHL, Ethiopian Airlines e pela Sinotrans, em parceria com a Hull Blyth.
O AIAAN ocupa uma área de 1 324 hectares, com uma capacidade para 15 milhões de passageiros, sendo 10 milhões em voos internacionais e cinco milhões nos domésticos, bem como um volume de carga de 130 mil toneladas por ano.
Com duas pistas duplas, o aeroporto está preparado para receber, entre outros, aviões do tipo B747 e A380, este último considerado a maior aeronave comercial da actualidade.
A pista sul (a maior), que dispõe de quatro mil metros por 60 de largura, recebeu, em Junho de 2022, o primeiro voo experimental de uma aeronave do tipo Boeing 777 da companhia de bandeira nacional - TAAG.
Além das duas pistas, o AIAAN conta igualmente com 31 mangas, das quais 19 para os serviços internacionais e 11 para os domésticos, assim como 9 tapetes rolantes para o depósito de bagagem, seis dos quais dedicados aos voos internacionais.
A nova infra-estrutura aeroportuária, avaliada em USD 2,8 mil milhões, ocupa uma área de solo de 1 324 hectares e pode acolher um volume de carga de 130 mil toneladas/ano.
Localizado no distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, província de Luanda, o novo aeroporto é o terceiro maior da África em volume de passageiros por ano. QCB/AC