Portuários do Lobito assinam primeiro acordo colectivo de trabalho

     Transporte           
  • Benguela     Quarta, 04 Agosto De 2021    16h01  
Navios contentorizados no Porto
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Rosário dos Santos

Lobito – Após vinte e quatro meses de intensas discussões, o Conselho de Administração e a Comissão Sindical do Porto do Lobito assinaram, nesta terça-feira (03), o primeiro acordo colectivo de trabalho, soube hoje a Angop.

De acordo com o primeiro secretário da Comissão Sindical, Ezequiel de Carvalho, o referido acordo trouxe melhorias, tanto nas condições de trabalho como na qualidade de vida dos trabalhadores.

Ezequiel de Carvalho apontou como exemplo, o aumento salarial na ordem de 20 por cento, o cartão alimentar que passou de 30 a 50 mil Kwanzas e o subsídio de natal que se fixou em cem por cento, contrariamente aos 60 que eram pagos durante a gestão anterior da empresa.

“Outro benefício produzido pelo acordo, foi a entrega de mais Equipamentos de Protecção Individual (EPI), material de escritório e a  recolha e distribuição do pessoal”, enfatizou.

A título excepcional, segundo ele, foi atribuído o subsídio de risco às categorias de estivadores, operadores e técnicos de raio x, afectos a clínica da empresa, sempre que estiverem expostos a substâncias perigosas durante a operação.

No entanto,  o Conselho de Administração avisou que serão tomadas medidas contundentes, sempre que forem detectados actos de violação, abuso de poder e nepotismo, de formas a disciplinar os infractores.

O Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, parabenizou a Comissão Sindical pela forma como negociou o acordo, sublinhando que a empresa só pode dar aquilo que tem, referindo-se aos subsídios legislados, nomeadamente os de saúde, transporte e alimentação.

“As questões mais difíceis a debater foram as percentagens referentes aos salários e subsídios”, admitiu o PCA.

Afirmou ainda que ficou satisfeito com a elevada maturidade da Comissão Sindical por esta  compreender que a empresa pertence a todos os trabalhadores e em função disso, foi possível encontrar equilíbrio.

Com mil 580 trabalhadores efectivos e 59 colaboradores, o Porto do Lobito, intrinsecamente ligado ao Caminho de Ferro de Benguela, joga um papel importante na manutenção do “Corredor do Lobito”, no que toca a exportação de minérios vindos da República Democrática de Congo e da Zâmbia para a Europa e América.





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