Saurimo – Os responsáveis das oficinas de viaturas e motorizadas, na Lunda-Sul, foram instados a denunciar a entrada, nas suas instalações, de carros suspeitos, de forma a ajudar os órgãos judiciários contra o roubo de viaturas
O pedido foi feito pelo segundo comandante da PN para Ordem Pública, Manuel Lopes, durante um encontro mantido com os responsáveis de oficinas e alguns mecânicos.
Afirmou que a medida visa combater o fenómeno de carros roubados e o apoio que muitos técnicos dão aos ladrões na descaracterização das viaturas.
O oficial da corporação afirmou que o apoio que muitos mecânicos dão constitui crime e que estes podem também ser responsabilizados civil e criminalmente.
Sublinhou que devem denunciar igualmente em caso de suspeita ou identificação de peças, com proveniência duvidosa, tendo em conta que muitos são desmanchados em viaturas roubadas.
“Gostaríamos que as oficinas tivessem a cultura de denúncia e uso de um caderno de registo de entrada e saída dos veículos e motorizadas, para facilitar o controlo”, enfatizou.
A direcção Municipal dos Transportes e Mobilidade Rodoviária em Saurimo controla 74 oficinas.JW/AC