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Passageiros de catamarãs contam com apoio logístico da administração

     Transporte              
  • Luanda • Sexta, 06 Setembro de 2024 | 16h21
Terminal de passageiros do porto de Luanda
Terminal de passageiros do porto de Luanda
Domingos Cardoso

Luanda – Os mais de 70 passageiros retidos no Terminal Fluvial de Passageiros e Carga do município do Soyo, província do Zaire, por causa da avaria mecânica do catamarã que serve de ligação da rota Soyo/Cabinda, já estão a receber apoios de acomodação e alimentação, até que a situação seja resolvida.

A garantia foi dada, esta sexta-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue, que falava à imprensa, à margem da reunião da Comissão Nacional Interministerial do PROPRIV.

Segundo o dirigente, o apoio está a ser assegurado pela administração municipal e pela empresa que opera no respectivo terminal, que tem indicações precisas para acomodar os passageiros até a retoma da actividade de transporte para Cabinda e vice-versa.

Reiterou que a referida embarcação de passageiros está a ser reparada, com a previsão de ser recuperada dentro de dois ou três dias.

“Na óptica da equipa técnica, que está a fazer a intervenção, há garantias de tudo ser feito para superar a avaria do catamarã em menos tempo, com vista a dar continuidade à viagem dos passageiros”, acrescentou.

Na ocasião, Jorge Bengue apontou o problema de navegabilidade existente em Cabinda como um dos factores do encalhamento do aparelho.

A título de exemplo, contou que uma das hélices da embarcação teve problemas, quando fazia manobras no cais do Porto de Cabinda, tendo, na sequência, embatido na areia, numa altura em que a maré estava alta e a zona estava de certa forma assoreada, causando a danificação de uma das hélices do aparelho.

Ainda na sequência dessa situação, a Sécil Marítima, empresa gestora dos catamarãs, informou, quinta-feira última, em nota de imprensa, que as suas embarcações de passageiros encontram-se em reparações técnicas, pelo que a venda de bilhetes e as viagens estão suspensas em todas as rotas.

Por isso, a empresa avança que, tão logo estejam criadas as condições, será feita uma comunicação em tempo oportuno, pelo que pede "calma e serenidade" a todos os passageiros lesados.

Há mais de sete anos que foi descontinuada a ligação aérea entre Soyo e Cabinda e vice-versa, o transporte marítimo tem sido o único meio que permite o movimento de passageiros e cargas nesta rota.

A inauguração do Terminal Fluvial de Passageiros e de Carga do Soyo, em Abril de 2022, permitiu a retomada da ligação marítima entre Soyo e Cabinda e vice-versa, através de dois catamarãs de passageiros e um de carga. HM/QCB





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