Luanda - Angola participa na segunda reunião anual dos directores-gerais e chefes de aviação civil africana, iniciada esta quarta-feira, na Tanzânia, para discutir os desafios e promover iniciativas que visam o desenvolvimento do sector no continente, soube a ANGOP.
No encontro, a decorrer até sexta-feira (7), o país é representado por uma delegação da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), encabeçada pela presidente do seu Conselho de Administração, Amélia Kuvíngua.
De acordo com uma nota a que ANGOP teve acesso, esta quinta-feira, a reunião serve de plataforma essencial para fomentar o diálogo entre os países no campo da aviação civil em África, numa iniciativa do órgão que superintende esta área no continente, a Comissão Africana da Aviação Civil (CAFAC).
No primeiro dia de trabalho, a intervenção de Angola versou sobre o tema “Os desafios do Mercado Único de Transportes Aéreos em África (MUTAA)”, com o foco no domínio da melhoria da conectividade, segurança e facilitação da aviação e protecção do ambiente.
Na ocasião, o país foi oficialmente apresentado como “Estado campeão para a conectividade aérea intra-africana”, em função do empenho de liderança demonstrado na remoção das restrições de vistos e outros impedimentos ao crescimento do transporte aéreo, segundo o comunicado.
Conforme, ainda, o documento, este acto configura uma oportunidade de aproximação, com vista a garantir que a conectividade e as viagens aéreas intra-africanas sejam melhoradas e acessíveis, e que os Estados do Projecto Piloto de Implementação (PIP) do Mercado Único de Transporte Aéreo Africano criem um ambiente favorável à mobilidade aérea sustentável. OPF/VC