Lobito - O décimo quinto Conselho Consultivo do Ministério dos Transportes arranca hoje, quinta-feira, nesta cidade, com a abordagem do painel sobre a consolidação das reformas e a melhoria da eficiência dos órgãos.
Segundo o programa de trabalho do encontro, a que a ANGOP teve acesso, inicialmente serão analisadas as conclusões e recomendações dos Conselhos Técnicos dos subsectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário e dos Transportes Terrestres.
O documento refere que os participantes vão debater temas como "A consolidação das reformas e o seu impacto no desempenho do sector dos transportes", "A aceleração do desempenho dos órgãos reguladores" e "A liderança e boas práticas na gestão das organizações".
Está ainda previsto a discussão dos projectos estruturantes do sector dos Transportes, o Corredor do Lobito como uma alavanca para a economia regional e A activação do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.
"O impacto das parcerias público-privadas no desenvolvimento e modernização das infra-estruturas", "A importância das infra-estruturas logísticas no crescimento da economia" e "A certificação do Aeroporto Internacional da Catumbela", são outros temas em análise no encontro.
O 15º Conselho Consultivo do Ministério dos Transportes vai decorrer nos dias 6 e 7 de Junho, na cidade ferroportuária do Lobito, sob o lema: Consolidar as reformas no sector e potenciar Angola para um hub regional de transportes e logística.
A cidade do Lobito conta com duas importantes infra-estruturas do Corredor do Lobito, que se projecta muito além das fronteiras nacionais, com impacto estruturante em todo o espaço da Comunidade para Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Um deles é o Caminho de Ferro de Benguela (CFB), que atravessa as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico, até as fronteiras da República Democrática do Congo e da Zâmbia.
O outro é o Porto do Lobito, que assegura uma elevada percentagem de volume do comércio internacional de toda esta sub-região, com destaque para os minérios provenientes da RDC e da Zâmbia.
Além destas, a província de Benguela conta ainda com o Aeroporto Internacional da Catumbela, cujo processo de certificação ainda decorre.TC/CRB