Luanda - Os voos de passageiros da rota Luanda-Cabinda-Luanda, da TAAG - Linhas Aéreas de Angola -, iniciam a 10 de Novembro, no âmbito do processo de transferência gradual das operações comerciais do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para a nova infra-estrutura aeroportuária António Agostinho Neto (AIAAN).
Para aportar maior flexibilidade e conveniência de serviço aos clientes, a companhia de bandeira vai disponibilizar quatro frequências diárias, com voos nos períodos da manhã, tarde e noite, o que vai permitir activar de forma permanente as diferentes equipas e sistemas operacionais do novo aeroporto internacional, de acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso esta terça-feira.
O documento sublinha que a escolha de Cabinda como primeira rota a ser transferida assenta no facto de ser o destino doméstico com maior volume de tráfego de passageiros e de carga. Os voos serão operados por uma aeronave modelo Dash 8-Q400, com capacidade para 74 passageiros.
O Ministério dos Transportes anunciou, recentemente, o início da transferência, gradual, das operações de voos de passageiros para 10 de Novembro próximo.
Durante o mês de Dezembro, a TAAG vai incorporar as rotas da região Leste (Dundo, Saurimo e Luena) e do Soyo na programação de voos a partir do AIAAN e, de forma progressiva, no primeiro trimestre de 2025, concluirá a transferência das demais ligações domésticas e internacionais.
A transportadora aérea refere que a abordagem faseada para a transferência dos voos comerciais de passageiros segue as melhores práticas internacionais de gestão de mudança em aviação, garantindo uma transição segura, eficiente e focada na melhoria contínua do serviço ao cliente.
“A TAAG está comprometida em garantir que esta transição ocorra de forma fluída, colocando a segurança operacional como prioridade, bem como a continuidade dos serviços, para garantir o cumprimento do plano integral de viagem dos passageiros”, lê-se.
Conforme o documento, o acesso ao novo aeroporto vai ser assegurado pelo Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL), pela empresa de Transportes Colectivos Urbanos de Luanda (TCUL), bem como através de viaturas próprias ou de serviços de shuttle privados e de táxis personalizados.
A TAAG tem em curso uma estratégia de comunicação multicanal, que inclui o serviço de call center, sms, e-mailing, website, plataformas digitais, rede de agências parceiras, além de lojas.
A empresa reafirma o seu compromisso em contribuir para a estratégia do Governo de posicionar Luanda como hub regional, tirando o máximo partido das infra-estruturas do novo aeroporto. HM/VC