Luanda – A metodologia de construção do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), inaugurado esta sexta-feira, em Luanda, faz parte das melhores implementadas a nível internacional, considerou o especialista de logística aeronáutica, Hugo Vaz.
De acordo com o especialista, que falava à ANGOP, a propósito do acto inaugural do AIAAN, a infra-estrutura apresenta as melhores práticas utilizadas no âmbito da implementação de aeroportos a nível mundial.
Para Hugo Vaz, o novo aeroporto é uma infra-estrutura moderna e de primeira linha, que "não fica a dever ninguém".
Com isso, avançou, o AIAAN e o seu terminal de cargas vão atrair muitos negócios e turistas, bem como contribuir na criação de empregos, para além da cidade aeroportuária que vai facilitar a abertura de hotéis, facto que permitirá a geração de novos empregos, pagamento de impostos e alargamento das vias públicas.
Perante esse feito, agora, o país precisa cumprir com as fases seguintes que inclui a certificação, feita de forma gradual.
A nova infra-estrutura aeroportuária, avaliada em USD 2,8 mil milhões, ocupa uma área de solo de 1 324 hectares e pode acolher um volume de carga de 130 mil toneladas/ano.
De acordo com estudos técnicos, trata-se do terceiro maior aeroporto da África em volume de passageiros por ano. O número esperado é de 15 milhões de passageiros por ano, sendo 10 milhões em voos internacionais e cinco milhões nos domésticos. ASS/QCB