Luanda - O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto “AIAAN”, localizado no distrito urbano do Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, província de Luanda, será inaugurado esta sexta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço.
A infra-estrutura, erguida a 40 quilómetros da capital do país, entra em funcionamento de forma faseada, sendo a 1ª reservada aos serviços de carga, até Fevereiro de 2024.
Segundo o cronograma de funcionamento do novo Aeroporto Internacional de Luanda, a 2ª fase inicia-se em Fevereiro de 2024, com as operações de voos domésticos.
Conforme a planificação do Governo angolano, a última etapa, prevista para o mês de Junho de 2024, será marcada pelo início das operações de voos internacionais.
Numa primeira fase, o novo aeroporto funcionará com uma certificação provisória, pelo facto de ainda não haver experiência suficiente de operações do aeroporto.
A abertura faseada da nova infra-estrutura ocorre por razões de segurança, testes, certificação e treinamento de pessoal, para avaliar a demanda real, procedimentos que ajudam a minimizar riscos e garantir uma transição suave para a operação completa.
A nova infra-estrutura aeroportuária ocupa uma área de 1.324 hectares, tem capacidade para 15 milhões de passageiros e um volume de carga de 130 mil toneladas por ano.
Com duas pistas duplas, o aeroporto está preparado para receber, entre outros, aviões do tipo B747 e A380, este último considerado a maior aeronave comercial da actualidade.
A pista sul (a maior), que dispõe de quatro mil metros por 60 de largura, recebeu, em Junho de 2022, o primeiro voo experimental de uma aeronave do tipo Boeing 777 da companhia de bandeira nacional - TAAG.
Além das duas pistas, o AIAAN conta igualmente com 31 mangas, das quais 19 para os serviços internacionais e 11 para os domésticos, assim como 9 tapetes rolantes para o depósito de bagagem, seis dos quais dedicados aos voos internacionais.
A infra-estrutura contempla 26 balcões do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), um parque de estacionamento para mil e 710 viaturas, assim como espaço reservado para lojas, numa área de mil 825 metros quadrados.
Dispõe, também, de 22 salas VIP, uma clínica e um centro de primeiros socorros anexado ao terminal de passageiros, além de contemplar a construção de raiz de uma cidade aeroportuária, que cobrirá uma área total de 75 km2.
O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto dispõe de rampas, elevadores e pessoal treinado para prestar atenção especial às pessoas com mobilidade reduzida.
O novo aeroporto foi concebido para ser um HUB (placa giratória onde se concentra grande número de voos a determinadas horas), com ligações domésticas, regionais e internacionais, sendo a principal porta de entrada de Angola para o mundo.
Conforme previsões do Governo angolano, a entrada em funcionamento da infra-estrutura impulsionará o crescimento do transporte aéreo nacional e regional, podendo beneficiar, aproximadamente, 415 milhões de habitantes na sub-região.
É expectável que o novo aeroporto internacional tenha um papel fundamental no aumento do turismo e na promoção da imagem de Angola, na medida em que facilitará a chegada e partida de visitantes, ampliando as opções de voos e serviços.
Segundo as autoridades angolanas, o aeroporto servirá como “vitrina da cultura, história e identidade de Angola, despertando o interesse de turistas e potenciais investidores”, sendo, por isso, uma ferramenta estratégica para o crescimento do sector turístico.
No quadro da construção desta infra-estrutura aeroportuária, foram criadas condições para o acesso dos transportes públicos ao novo aeroporto, por meio de comboios e autocarros, nomeadamente construção de novas estações no Bungo, Musseques, Viana e Baia, além de uma estação de conexão no Terminal Ferroviário do Aeroporto.
Breve histórico
A construção do novo aeroporto internacional remonta aos anos 90, quando o Conselho de Ministros aprovou, em 1997, uma Resolução que emanou de um estudo de caso desenvolvido pelo Banco Mundial sobre “a necessidade de novo aeroporto”.
Passados 8 anos, isto em 2005, foi apresentado um estudo de viabilidade do novo aeroporto, elaborado por uma empresa americana, a Perkins & Will. A 15 de Maio de 2006 foi aprovado, em Conselho de Ministros, o Decreto n.º 12/06, que oficializou a reserva dos terrenos para a construção do aeroporto.
Em 2007, a Casa Militar do Presidente da República, especificamente o Gabinete de Reconstrução Nacional, assumiu a responsabilidade do acompanhamento do projecto, que se cingiu na elaboração do plano e na contratação do parceiro (empreiteiro).
Em 2012 foi contratada a empresa portuguesa A1V2, a primeira que trabalhou neste aeroporto, para realizar o projecto de execução da obra de construção.
A 15 de Maio de 2015 foi assinado o contrato com a China International Found (CIF), empresa chinesa que era também responsável pela engenharia e construção.
No dia 19 de Maio de 2020 foi assinada a adenda nº1 ao contrato de construção com a empresa AVIC, para a definição do que hoje representa o projecto final do aeroporto.
A 17 de Junho 2022 foi realizado o primeiro voo experimental, com recurso a uma aeronave do tipo Boeing 777 da companhia de bandeira nacional - TAAG. O voo, que saiu do Aeroporto 4 de Fevereiro, durou 13 minutos.
Este voo serviu, fundamentalmente, para testar as condições técnicas da pista e de movimentação na zona da placa.
Actualmente, o Aeroporto Dr. António Agostinho Neto está sob gestão temporária do ATO (gestor temporário do aeroporto, entidade responsável pela implementação de todas as medidas de gestão que garantam a activação e operação), por 12 meses.
Isso ocorre enquanto o processo de concessão para a gestão de longo prazo do novo aeroporto está em andamento. A gestão temporária, pelo ATO, visa garantir a continuidade das operações enquanto o processo de concessão se desenvolve. VM