Luanda - A execução física e financeira do novo Aeroporto Internacional de Luanda, Dr. António Agostinho Neto, está à volta de 82%, com previsão de inauguração para este ano, anunciou esta segunda-feira o ministro dos Transportes, Ricardo d'Abreu.
Erguido numa área de 1.324 hectares, na zona do Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, o aeroporto conta com um orçamento previsto na ordem de 2.8 mil milhões de dólares americanos.
A infra-estrutura vai ter vários serviços como hotéis, transporte ferroviário, postos da Administração Geral Tributária (AGT), Serviços de Protecção Civil e Bombeiros e um parque de automóveis, com capacidade de 1000 viaturas.
Segundo dados disponíveis, o aeroporto, que movimentará um volume de mercadorias de 50 mil toneladas ano, está dimensionado para receber aeronaves do tipo B747 e A380, actualmente os maiores aviões comerciais.
Falando aos jornalistas, no final de uma visita efectuada pelo Presidente da República, João Lourenço, com o objectivo de constatar o nível de execução da obra, o ministro dos Transportes frisou que estão a ser feitos esforços para conclusão do projecto, dentro do cronograma que está definido.
Ricardo d'Abreu fez saber que o Presidente da República recomendou o contínuo trabalho e que haja “um espírito de coordenação e de equipa, porque uma infra-estrutura como o aeroporto é, certamente, das mais complexas que existem e que não depende de um sector, exclusivamente, mas de várias especialidades”.
O ministro fez saber que existem projectos de curto, médio e longo prazo, relativos a acessibilidades, onde fazem parte os ministérios dos Transportes, Interior, Obras Públicas, Urbanismo e Habitação e do Governo Provincial de Luanda.
Em relação ao processo de certificação, informou que está em curso, com destaque para a constituição de uma equipa, onde está a ser usada a metodologia “Orate”, que na prática é a transferência de um projecto, em fase de empreitada, para fase de operação.
“(…) Estamos também a desencadear os procedimentos para o concurso público internacional para a concessão do novo aeroporto internacional e, paralelamente a isso, temos o processo de certificação que é feito em simultâneo”, enfatizou.
Terminal de Passageiros
O edifício do terminal de passageiros está dividido em três terminais, sendo dois internacionais (um para a companhia de bandeira e outro para as demais companhias aéreas), e um terceiro para voos domésticos e regionais, estando previstas a instalação de 31 mangas, sendo 19 instaladas na primeira fase.
A área de partidas é constituída por seis ilhas para 94 balcões de check in, sendo instalados, na primeira fase, 64, e 40 para os serviços migratórios, bem como 10 equipamentos de leitura digital (passa fácil).
Dispõe ainda de uma área comercial constituída por 8 Lounges (estabelecimentos de venda), “Duty Free”, de aproximadamente 1 800 metros quadrados e 10 espaços para comércio e restauração.
A área de chegadas é constituída por 30 balcões para os serviços migratórios, 10 equipamentos de leitura digital (passa fácil), 9 tapetes rolantes de bagagem (6 na primeira fase) e 2 fora de formato.
O lançamento da primeira pedra para construção do Aeroporto Internacional D.R António Agostinho foi realizado em 2015, e tem previsto a realização do primeiro voo de passageiros, no final de 2023, após a conclusão do processo de certificação.
Durante a visita guiada, acompanhado por membros do Executivo, João Lourenço inspeccionou o edifício de gestão de navegação aérea e aeroportuária, centro de controlo regional e de controlo integrado, terminal de passageiros, zona de embarque, áreas comercial, de check-in, vip, de rastreio, de recolha de bagagem, de desembarque doméstico e regional, entre outras.
O projecto do aeroporto contempla a construção, de raiz, de uma cidade aeroportuária que cobrirá uma área de 75 quilómetros quadrados.
A última visita do Presidente João Lourenço, às obras do novo aeroporto, aconteceu em Dezembro de 2022. HEM / AFL/AC